Covid-19: SMS detalha esquema vacinal das pessoas com imunossupressão grave

Saúde
30/08/2022 17h14

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que pessoas que têm imunossupressão grave possuem um esquema vacinal diferenciado do restante da população. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), o esquema vacinal dos imunossuprimidos é completado com três doses, e não duas, como acontece com o restante do público.

“O MS liberou que fosse aplicada, 28 dias após a segunda dose, uma dose adicional exclusiva para os imunossuprimidos graves. Depois de quatro meses, a primeira dose de reforço é aplicada e, após mais quatro, a segunda dose de reforço é recebida, o que conclui o esquema em cinco doses exclusivo para este público”, detalha a secretária de Saúde, Waneska Barboza.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave: imunodeficiência primária grave, tratamento de quimioterapia para câncer, transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV / AIDS, uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais, uso de drogas modificadoras para o sistema imune, uso de drogas modificadoras da resposta imune, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Esquema vacinal e pontos

Os imunossuprimidos graves devem ter no seu cartão cinco doses. Para aqueles que se encaixam neste critério, mas ainda não tomaram todas as doses, a orientação é procurar um ponto de vacinação.

As salas de vacina das UBSs funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. Quatro delas (UBS Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca) têm horário estendido, das 8h às 18h. Os pontos nos shoppings funcionam das 8h às 17h, e o drive e o Carro da Vacina, das 8h às 13h.

Durante os finais de semana do mês de agosto, a SMS manterá os pontos de vacinação nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque) aos sábados, das 10h às 16h.