Prefeitura otimiza acesso aos exames de lâmina nas UBSs

Saúde
30/08/2022 17h27

Garantindo ainda mais assistência às usuárias que necessitam de exames citopatológicos do colo de útero, os exames de lâmina, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), otimizou o acesso ao procedimento que, agora, pode ser realizado sem necessidade de agendamento.

A usuária pode se dirigir à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para fazer o cadastro no prontuário eletrônico, e o exame será realizado de acordo com as recomendações, como explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.

“Essa usuária pode buscar a unidade de saúde mais próxima, pela manhã ou tarde, e apresentar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência. O exame é preventivo e recomendado para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, principalmente com idade de 25 a 64 anos, faixa etária considerada de risco, preconizada pelo Ministério da Saúde”, explica Léa.

O exame de lâmina é um procedimento ginecológico imprescindível no rastreamento de alterações no colo do útero, a exemplo de inflamações, HPV e câncer.

É recomendado que, 48 horas antes do exame, a usuária evite: o uso de duchas e medicamentos vaginais; o uso de anticoncepcionais locais e relações sexuais. A orientação, também, é que o exame seja realizado oito dias após o final do ciclo menstrual.

Acompanhamento

A coordenadora orienta, ainda, que, na data indicada para entrega do resultado, a paciente não deixe de comparecer.

“Não é importante apenas realizar o exame, é preciso voltar para recebê-lo. A partir daí, naquela mesma unidade, serão iniciados os próximos passos, de acordo com a situação dela, que pode continuar o acompanhamento na própria unidade, com acesso a medicações, ou ter um encaminhamento para consultas com especialistas no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm)”, explica Léa Matos.