Defesa Civil alinha estratégias de evacuação junto à comunidade do bairro Atalaia

Defesa Civil
31/08/2022 16h53

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nesta quarta-feira, 31, uma reunião de alinhamento do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC) do Polo Atalaia. O encontro, voltado aos moradores da região, ocorreu de maneira presencial, na sede da envasadora de gás da região, e também foi transmitido de maneira online.

A reunião objetivou apresentar à comunidade os procedimentos que devem ser adotados em uma eventual emergência e, ainda, acatar as possíveis sugestões para a otimização do plano, levando em consideração o conhecimento dos moradores a respeito do local.

Para dar maior consistência ao PEC e assegurar sua efetividade, em caso de possíveis eventualidades, além do comitê executivo que atua de forma consistente na elaboração do plano, os demais órgãos, que também participam da articulação, já foram ouvidos. "Hoje, foi a vez da comunidade, de forma que a gente engloba todos os pilares que fortalecem um plano de evacuação", afirma o coordenador-geral da Defesa Civil, Robson Rabelo.

"Foi uma participação muito efetiva, diante da quantidade de imóveis daquela região. Foram pontuados alguns pontos de correções, que buscaremos atender, e implementar junto ao documento oficial. Na oportunidade, também pudemos sanar dúvidas apresentadas pelos participantes", complementa, Rabelo, ao falar sobre a interação da comunidade. 

A moradora Wilma Araújo, que reside na área há 15 anos, ressalta a importância do trabalho realizado pela Defesa Civil na elaboração do PEC, em colaboração com a comunidade e a empresa situada na região. "É o início de um projeto que se faz necessário. Essa movimentação, junto com a comunidade, principalmente, demonstra uma preocupação, uma responsabilidade", frisa.

Para Ione Nunes, que também reside na área de risco tecnológico, a reunião trouxe maior tranquilidade em relação à problemática. "Dá mais segurança para todos nós que moramos no residencial, a gente conheceu mais sobre as normas da empresa, foi muito satisfatório" conclui.

Participaram da reunião, nesta quarta-feira, além dos representantes da Defesa Civil de Aracaju e da empresa envolvida, os moradores do bairro Atalaia, em área que compreende zona de risco tecnológico, devido à atividade de envasamento de gás.