Prefeitura investe em novos equipamentos de informática

Planejamento e Orçamento
02/09/2022 11h44

Visando proporcionar mais agilidade e qualidade na prestação de serviços, além de melhorar ainda mais o atendimento à comunidade aracajuana, a Prefeitura de Aracaju adquiriu 123 computadores e notebooks que serão distribuídos entre diversas pastas do Executivo Municipal. Os equipamentos foram comprados com recursos próprios do Município, arrecadados através dos leilões de bens inservíveis realizados nos últimos anos. 

A ação também é parte do processo de modernização contemplado no Planejamento Estratégico do Município e, para o prefeito Edvaldo Nogueira, “a aquisição desses novos equipamentos com recursos gerados a partir de leilões de bens inservíveis demonstra três importantes características da nossa gestão: o planejamento, a criatividade e o investimento em tecnologia. O resultado disso é a melhoria das condições de trabalho dos nossos servidores, com repercussão na vida da população, que passa a ter uma prestação de um serviço melhor e mais eficaz", destaca. 

Ao todo, oito secretarias já foram contempladas com as novas máquinas e, até o mês de outubro, mais equipamentos serão entregues, totalizando 103 computadores e 20 notebooks. A compra foi possibilitada por meio de recursos oriundos de leilões de bens inservíveis realizados pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). De acordo com o gestor da pasta, Augusto Fábio Oliveira, o investimento em tecnologias é basilar para a melhoria e otimização dos serviços prestados pela administração municipal.

“Esta ação faz parte do processo de modernização contemplado no Planejamento Estratégico da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e os recursos são vertidos dos leilões realizados nos exercícios de 2017 a 2022. Foram mais de R$ 870 mil investidos na compra de novos equipamentos contemplando áreas estratégicas da Prefeitura. É uma forma de otimizar cada vez mais os trabalhos fazendo com que seja reduzido o tempo de execução dos processos de trabalho geridos por cada órgão”, explica Augusto Fábio.

De acordo com o procurador-geral do Município (PGM), Sidney Amaral Cardoso, a modernização dos equipamentos é um componente importante para a rotina do advogado público. “Vivemos a realidade dos processos virtuais, e essa preocupação do aprimoramento, não só dos sistemas, mas também de equipamentos e máquinas é muito importante para o funcionamento da Procuradoria-Geral do Município. Nesse sentido, a iniciativa e a unidade da Administração é muito elogiável. É a marca de uma gestão inovadora e criativa, que sempre busca recursos para atender o interesse público”, pontua.

Já o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Eliziário Sobral, elogiou a iniciativa. 

“A Controladoria foi beneficiada com a entrega de seis novos e modernos computadores, cuja aquisição foi possível através de leilões daqueles produtos que não tinham mais utilidade para a Prefeitura de Aracaju. A Seplog está de parabéns e fazemos votos de que continue nessa caminhada, trazendo mais benefícios e serviços inestimáveis ao cidadão”, frisa Eliziário. 

Por sua vez, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, comemorou a chegada dos equipamentos, inclusive, nos órgãos que compõem a Secretaria. 

“Esse investimento em tecnologia vai fazer com que setores como a Defesa Civil, Procon, Junta Militar e a Guarda Municipal, comecem a ter um incremento nos trabalhos que desenvolvem. As novas máquinas chegam para dar um gás na Secretaria e fazer com que os nossos processos sejam cada vez mais melhorados, assim como o atendimento ao nosso público, proporcionando a este um atendimento de melhor qualidade”, considera Silvio. 

Leilões

Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Seplog, já realizou nove leilões de bens que já não servem mais para uso do Executivo Municipal, mas são úteis para o comércio em geral. O valor total arrecadado nos certames foi de R$874.530,00. Segundo a Comissão responsável pela realização dos certames, “a segunda edição deste ano já está sendo organizada e deverá acontecer ainda neste mês de setembro”.