Centro Cultural recebe estudantes em visita à exposição

Funcaju
02/09/2022 12h14
Início > Notícias > Centro Cultural recebe estudantes em visita à exposição

O Centro Cultural de Aracaju, unidade da Prefeitura Municipal de Aracaju gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Clarice da Silva e do Colégio Estadual Pedro Almeida Valadares de Japoatã, para a exposição "Aracaju: a capital que viu a guerra”.

A exposição aborda os 80 anos dos torpedeamentos das embarcações brasileiras na costa da capital sergipana por submarino alemão, evento que desencadeou na participação do país na Segunda Guerra Mundial, apontando o contexto da época.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia explicou que "esta exposição foi uma das mais importantes que o Centro Cultural de Aracaju realizou, pois tem um valor histórico inestimável para Sergipe e o Brasil, já que foram esses torpedeamentos que fizeram o governo de Getúlio Vargas declarar guerra à Alemanha. Nossa ideia, inclusive, é manter a parceria com a UFS e torná-la itinerante, percorrendo outros espaços públicos da capital". 

De acordo com o professor de história do Colégio Estadual Clarice da Silva, Daniel Barros, a exposição cumpre um papel importante de valorização da história local. 

“Muitos alunos ficam assustados quando descobrem que a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial teve envolvimento direto com esses ataques que aconteceram aqui em Sergipe. Os alunos ficaram extremamente felizes em poder ver pessoalmente as coisas que eles escutaram em sala de aula”, ressalta Daniel.

O professor ainda elogia a curadoria da exposição. “A exposição está muito bem detalhada nos aspectos visuais, nos costumes da época e acredito que isso só contribui para que melhore o entendimento dos alunos no assunto e consigam sentir um pouco de como era Aracaju neste período em que se iniciou a guerra. Com certeza, esse foi um ótimo tema. Inclusive gostaria que ficasse por mais tempo e que se abrisse outros cenários com mais objetos da época, mas a exposição está muito bem explicativa, interativa e irei trazer mais alunos enquanto a exposição estiver em cartaz”, frisa. 

Já para o professor do Colégio Estadual Pedro Almeida Valadares, Vinicius Fonseca, “a visita foi bem interessante. Achei a exposição bem interativa, principalmente pelo uso do QR Code e do documentário. Foi muito legal poder ver as revistas e peças da época”.

Com entrada gratuita, a exposição segue instalada no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, no Centro, até o dia 19 de setembro. O Centro Cultural possui coordenação de Thaís Carvalho, a qual também é coordenadora da exposição.