Prefeitura apoia realização do Festival do Caranguejo na Orla da Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
02/09/2022 21h53

Uma homenagem a uma das iguarias mais celebradas da capital, assim como uma ótima opção de lazer aos aracajuanos e turistas,o Festival do Caranguejo, tem sido um sucesso. O evento ocorre com apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), executora do evento. 


O projeto teve início na noite da última quinta-feira, 1, na Praça de Eventos da Orla, e segue até o domingo, 4, ainda na Praça de Eventos da Orla, sempre com apresentação teatral, de grupo ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e musicais a partir das 19h30, duas por noite, disponibilizadas pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Entre os dias 5 a 11 de setembro, o evento continuará sendo realizado nos estabelecimentos participantes, associados à Abrasel/SE, sempre a partir das 17h.

O objetivo do festival é fomentar a economia na cidade,  promover Aracaju como destino turístico e oferecer uma experiência inovadora e marcante para quem frequentar o evento. 

“O Festival é importante porque ajuda a divulgar a capital como destino turístico, mostra mais um atrativo da cidade, que é o hábito de comer caranguejo. Acho que impacta positivamente a cadeia produtiva do turismo, ainda fomenta a cultura local e trabalha a importância social da defesa da espécie e daqueles que vivem dela, da sustentabilidade”, aponta o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.

Nesta sexta-feira, fizeram a alegria dos visitantes do espaço as bandas Pifano de Pife e Burundanga, que apresentaram um repertório marcado pelos ritmos do estado.   

O principal atrativo, no entanto, são as opções de pratos variados com o caranguejo, feitos por estabelecimentos locais em 23 apresentações gastronômicas distintas e belíssimas. E o melhor: todas as opções por 25 reais. 

“É um evento que trata do nosso patrimônio imaterial, reforçando nossa cultura, por meio da gastronomia, música e artesanato. É a valorização das nossas raízes, sergipanidade na veia. O caranguejo faz parte da nossa identidade. Também fomenta a economia local e tem sido muito bacana, espero que a cada ano possa crescer ainda mais”, explica o presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea. 

Uma das receitas mais concorridas tem sido o "Carangas", um hambúrguer de caranguejo e tilápia, com picles de maxixe, maionese de siriguela e banana da terra caramelizada, feita pela chef Lelly Leite do restaurante "Della Cozinha". 

"O evento é muito importante para fomentar essa coisa dos restaurantes trabalharem com o caranguejo, que é patrimônio imaterial daqui de Sergipe e da gente conseguir mostrar diversas receitas, cada um mostrando o seu jeito, com a personalidade, com o que gosta de abordar. Então, acho que o evento está lindo, final de semana vem aí, tem uma expectativa de um público gigante e eu estou adorando", conta a chefe.

A criatividade abrange também as bebidas, com a consultora de bares Kim Datas proporcionando drinks com ingredientes locais, inclusive com o uso do próprio caranguejo.

"Eu estou trazendo a cachaça, o caranguejo e outros insumo locais, mostrando que a nossa terra tem poder, que a nossa cultura é fundamental para o desenvolvimento do estado", ressalta Kim.

O espaço foi preparado com muito carinho, de forma a garantir conforto e comodidade. Toda a estrutura foi erguida em uma área de 3.800m², com 26 stands, sendo 23 deles de bares e restaurantes, e outros três para a Prefeitura de Aracaju, onde estarão presentes a Funcaju e as secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (Sema), sendo que esta última apresentará peças teatrais sobre sustentabilidade.

Para a empresária Paloma de Diego, o sucesso do festival atrai visitantes e ajuda a desenvolver a capital.

"A valorização da comida sergipana, nordestina, faz com que as pessoas conheçam, saboreiem, apreciem, gostem e traz desenvolvimento e rentabilidade para a cidade", acredita. 

O evento conta, ainda, com espaço kids, que terá brinquedos para entreter as crianças; cozinha show da Universidade Tiradentes (Unit), para demonstração da elaboração de pratos; espaço de empreendedorismo do Sebrae/SE, para exposição de artesanato; e duas baterias de banheiros químicos, sendo nove para o público feminino e nove para o masculino. 

 
Programação cultural

 Sábado – 03/09

 19h - Teatro da Sema

19h30 - Zabumbadores de Vó Lourdes

21h - Sena in Cantoria 

Domingo – 04/09

 19h - Teatro da Sema

19h30 - Forró pé de serra Siri na Lata

21h - Tonho Baixinho