Prefeitura dá início ao segundo semestre letivo da rede municipal de ensino

Agência Aracaju de Notícias
05/09/2022 12h36

Após o período de férias, mais de 32 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos retornaram, nesta segunda-feira, 5, às salas de aula da rede municipal de ensino para dar início ao segundo semestre letivo. Todas as 74 escolas administradas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) retomaram as aulas. 

Contudo, para este retorno, a Semed focou na preparação pedagógica aplicada, com o intuito de recuperar prejuízos causados pelo afastamento presencial das salas de aula provado pela pandemia.  Para garantir a efetividade dos trabalhos, a Semed realizou, na semana passada, a Jornada Pedagógica 2022 - 2º semestre, evento que discutiu com professores e gestores da rede municipal o planejamento didático para esse retorno às aulas, que passa a ser aplicado a partir de agora. 

“Receber os nossos estudantes, significa cuidar da infraestrutura das nossas escolas e também preparar a estrutura pedagógica para que esses alunos voltem, sendo nós os técnicos responsáveis por conduzir esse processo educativo. O ano de 2022 tem sido marcado por uma sequência de avaliações diagnósticas para que possamos entender, em tempo real, como está o processo de aprendizagem dos nossos estudantes e que possamos reagir pedagogicamente em tempo hábil. Temos, hoje, um quantitativo de estudantes que ainda precisa de uma atenção especial para que a possamos garantir que, ao final do ano eles, estejam lendo, escrevendo e que dominem as operações matemáticas básicas, atentos ao seu ciclo de escolarização e suas idades”, destaca o secretário  municipal da Educação, Ricardo Abreu.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no bairro Industrial, logo cedo, antes das 7h, os 564 alunos que estudam a Educação Infantil, de 4 e 5 anos, além daqueles que estão no Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, começaram a retornar para a escola acompanhado de seus pais ou responsáveis. A diretora da Emef, Silvia Falcão, comentou sobre esse processo de retomada e a importância da Jornada Pedagógica para iniciar o período letivo.

“Estamos com tudo preparado, desde a semana passada, quando a Semed reuniu professores, coordenadores e diretores, todos os atores que trabalham nas escolas, para apresentar os dados alcançados no semestre anterior, para que, a partir disso, possamos repensar nossa prática, avançar no que é positivo e reavaliar aquilo que não tem dado resultado. Então, está tudo bem planejado, a escola organizada, tudo bem preparado para receber os nossos alunos para o início deste semestre letivo”, pontua Silvia. 

Dona Luzineide Vieira chegou à Emef Dom Távora com seus dois filhos, Alice e Isaac, de 10 e 6 anos, respectivamente. Para Isaac, esse é o primeiro ano que tem acompanhado as aulas no formato presencial. Antes, quando ingressou na rede municipal de ensino, o pequeno acompanhava as aulas no formato online, condição imposta pelo período de pandemia.

“Estava com muita ansiedade e eles também já estavam, principalmente Alice. Isaac, às vezes, dá um pouquinho de trabalho, mas, hoje, ele veio feliz da vida, até acordou cedo. Fico feliz com esse retorno porque, agora, tenho um pouquinho mais de tempo antes de ir trabalhar. Além disso, tenho a escola perto de casa, o que é muito importante porque nem todo mundo pode pegar transporte escolar para escolas distantes e, depois dessa reforma, a escola ficou maravilhosa, um ensino de ótima qualidade. Isaac, mesmo, é o primeiro ano que ele está estudando presencialmente, por conta da pandemia, e ele se desenvolveu muito bem. Ele tem apenas seis anos e está amando”, relata a mãe.

Com seus filhos de 8 e 11 anos, Naily e Marcos Henrique, Leonice Barbosa chegou logo cedo na Emef Dom Távora. Novata no bairro, a mãe dos pequenos se mostrou feliz com o retorno das aulas e satisfeita com a qualidade de ensino ofertado pela Prefeitura de Aracaju.

“Tenho um filho acamado em casa e, para mim, é muito importante contar com uma escola perto porque eu deixo eles aqui e posso resolver outras coisas do dia a dia. Moro no bairro onde fica a escola, bem próximo, e a escola é maravilhosa, tem profissionais bem qualificados, é excelente. Me sinto segura deixando meus filhos para estudarem aqui, uma escola realmente sensacional”, enfatiza Leonice.

Reforço

Professor do 1º ano do Ensino Fundamental da Emef Maria da Glória Macedo, Marcelino dos Santos explicou como o Educaju, material disponibilizado pela Prefeitura para ampliar o ensino básico para as crianças, com foco na leitura, escrita e aprendizagem da matemática, tem auxiliado no desenvolvimento escolar dos alunos, garantido um conhecimento igualitário entre eles, conteúdo necessário para o avanço nos estudos e para que os pequenos alcancem as séries seguintes.

“Hoje, estamos trabalhando o Educaju, dando continuação ao que tivemos no semestre passado. Tenho alguns materiais, de acordo com o nível dos alunos, para que possamos aperfeiçoar cada vez mais e desenvolver um bom trabalho com eles. Esses dois anos que os alunos ficaram fora da sala de aula, o impacto foi muito grande, não só na escola, como também em casa. Esse reforço que o Município deu com o Educaju, foi muito importante, pois, com isso, eles conseguiram avançar. Eu já venho trabalhando com alguns desses alunos e, no meu ponto de vista, o avanço nesses aprendizados já chega a 70% dentro do planejamento que a gente tem com eles”, pontua o professor.