Planejamento Estratégico: Fundat supera metas de empregabilidade e empreendedorismo

Formação para o Trabalho
05/09/2022 17h25

Nesta segunda-feira, 5, a equipe de colaboradores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão da Prefeitura de Aracaju, comemorou o cumprimento das metas anuais voltadas à empregabilidade e ao empreendedorismo em apenas oito meses. Através do serviço de encaminhamento de cidadãos ao mercado de trabalho, realizado pela Agência do Trabalhador da Fundat, 235 pessoas foram contratadas no período de janeiro a agosto de 2022, ultrapassando a meta prevista até o fim do ano, que era de 234.
 
Já a Coordenação de Grupos de Produção e Unidades Produtivas (Cogpro), setor da Fundat responsável pela orientação e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), também ultrapassou a meta de formalizações previstas até dezembro de 2022, formalizando, no mesmo período, 132 MEIs. A meta estipulada era formalizar 100 microempreendedores.
 
Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, as metas alcançadas são resultados de um trabalho bem executado por uma equipe que se dedica e dá o seu melhor todos os dias. 

“É muito gratificante trazer resultados junto com a equipe dos setores. Estas são metas operacionais que estão inseridas no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, e ter atingido cada uma delas antes do prazo nos deixa imensamente felizes, pois esse feito é fruto de muito trabalho e cooperação dos servidores que buscam oferta o melhor atendimento e os melhores serviços aos cidadãos, sempre com muita qualidade, atenção e dedicação, visando oportunizar transformação através da geração de emprego e renda”, declara a presidente. 
 
De acordo com o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Arnaldo Almeida, a meta foi atingida com sucesso. 

“É muito importante prestigiar e fazer parte desse momento porque é um cumprimento do servidor com o cidadão. Estamos trabalhando ativamente para trazer mais empresas parceiras que divulguem as suas respectivas vagas conosco. Só neste ano, até agosto, conseguimos captar 892 vagas de emprego e queremos continuar ampliando esse número até dezembro, não só de vagas, mas também aumentar o número de contratados pelo mercado de trabalho. Essa união em equipe faz toda a diferença e possibilita que mais cidadãos sejam empregados, empreendam e alcancem a independência financeira”, afirma Arnaldo.
 
A coordenadora da Agência do Trabalhador, Larissa Barreto, ressalta a importância do trabalho em equipe para o cumprimento das metas propostas. 

“Quando o trabalho é realizado em prol do mesmo objetivo, fica mais simples de cumprir as metas. A união do setor é essencial para continuar contribuindo para o bem do cidadão. Empregar as pessoas e gerar renda é gratificante. Fico feliz em colaborar através do meu trabalho”, explica Larissa.

O empreendedorismo é um dos eixos que também gera renda para a população. Desta forma, ultrapassar a meta de MEIs formalizados significa o fortalecimento do pequeno negócio e, consequentemente, da economia aracajuana. 

Segundo a coordenadora da Cogpro, Marta Lisboa, é fundamental que o microempreendedor tenha o seu negócio formalizado para que ele assegure os direitos e cumpra com os deveres. 

"Ser Microempreendedor Individual (MEI) é um passo importante para quem tem um empreendimento porque disponibiliza para ele recursos que podem alavancar o negócio. A meta é parte de um trabalho recompensador que oferecemos ao cidadão, e superar a meta estabelecida, formalizando 132 empreendedores antes do ano acabar, é algo que faz o nosso trabalho valer ainda mais a pena”, ressalta Marta.