Escolas municipais de Aracaju celebram pedagogicamente Semana da Pátria

Educação
06/09/2022 14h03

Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, se comemora 200 anos da Independência do Brasil e, para celebrar a data, as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estão realizando uma série de ações. Por meio da leitura, de exposições, do hasteamento das bandeiras e demais iniciativas, a história do país e a conscientização para a importância das atividades cívicas têm sido trabalhadas com os alunos, tendo o objetivo de potencializar o conhecimento dos estudantes.

Para marcar este bicentenário da Independência, cada unidade de ensino planejou suas próprias estratégias. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso, por exemplo, além das atividades alusivas realizadas em sala de aula, a Banda de Música do 28° Batalhão de Caçadores se apresentou aos alunos na manhã da terça-feira, 6, para execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino da Bandeira. A coordenadora administrativa da Emef, Taísa Costa, conta que o momento causou comoção entre os estudantes.

“Começamos a trabalhar este tema desde o primeiro dia da semana. Estamos abordando a história do Brasil no dia a dia escolar, mas é importante chamar a atenção dos estudantes para o resgate e valorização do nosso civismo. Por isso, chamamos a banda militar. O momento causou bastante interesse e muitos ficaram até emocionados. Foi algo singular e temos certeza que marcará a vida escolar dos nossos alunos", relata a coordenadora.

Do bairro Jabotiana, a diretora da Emef José Airton de Andrade, Vilma Lima, destaca que durante esta Semana da Pátria cada turma está cantando os hinos em sala de aula e participando de outras atividades em conjunto. 

"Temos produções diferenciadas, de acordo com cada série. As crianças menores, por exemplo, estão trabalhando com pinturas dos símbolos nacionais. Também fizemos uma exposição de imagens no pátio da escola. Nenhum aluno nosso vai passar por aqui sem saber a importância da Independência e como foi o 7 de Setembro", expressa Vilma.

Pertencimento

Da Emef Olvao Bilac, localizada no bairro 18 do Forte, o coordenador pedagógico Minho San Liver explica que o mais importante desta data é despertar o sentimento de pertencimento ao país em que se vive. 

"Essa abordagem da Independência do Brasil no ambiente escolar traz a questão do brasileiro ser cidadão e entender que as ações coletivas é que vão trazer resultados e crescimento para o povo. Então, isso tem que ser tratado sempre com crianças. O sentimento de colaboração, de dar as mãos um pro outro para se ajudar, é o que vai gerar crescimento", explana Minho. 

O coordenador ressalta que uma das ações promovidas pela escola será a culminância da data com a construção de uma bandeira criativa, trabalhada de acordo com suas figuras geométricas. 

"Temos dez turmas e cada uma está responsável por uma parte e uma figura que deve ser encaixada e explorada, dando uma identidade a ela. Dessa forma, reforçamos o seguinte: diferentes, mas que podem estender as mãos uns para os outros e formar um só, porque o coletivo é o que faz a força', pontua Minho.

A diretora da escola, Maria Socorro Soares, enfatiza que a escola tem o propósito de fazer com que os alunos, enquanto cidadãos e a partir destas atividades alusivas, se apropriem dos símbolos nacionais e conheçam o processo histórico de seu país. 

"De forma bem lúdica, particular e coletiva, estamos promovendo atividades em sala de aula, criando painéis e cantando os Hinos do Brasil. Além de tudo isso, esse sentido de brasilidade é abordado durante todo o ano letivo, através da valorização da nossa diversidade, os festejos e a cultura, e também da preservação da natureza", evidencia Maria Socorro.