Saúde de Aracaju encerra vacinação no drive-thru com 370 mil doses aplicadas

Saúde
08/09/2022 12h08

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), suspendeu o funcionamento do drive-thru instalado no Parque da Sementeira, que foi desativado nesta quinta-feira, 8, após um ano e sete meses funcionando como uma opção a mais de ponto de vacinação. Desde o início da campanha de imunização contra a covid-19, no dia 10 de fevereiro de 2021, foram aplicadas cerca de 370 mil doses.

No momento, 93% da população foi vacinada com a primeira dose, 86,78% com a segunda, e a SMS segue aplicando as doses de reforço. Com este cenário epidemiológico mais favorável, foi reformulada a oferta de vacinação contra a covid-19.
 
De acordo com a secretaria da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, com o avanço da população vacinada, a oferta dos imunizantes no ponto do drive tem tido baixa procura e, com isso, o serviço foi direcionado para os demais locais disponíveis.

“O drive foi um suporte extremamente importante e contou com grandes parcerias ao longo desse tempo em atividade, como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos [Emsurb], responsável pelo gerenciamento do espaço; a Guarda Municipal de Aracaju [GMA]; e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito [SMTT]. As ações desenvolvidas, como a vacinação no São João, a virada para adolescentes e toda a mobilidade para atender os idosos no Parque da Sementeira foram atividades exitosas para o aumento no número de vacinados na capital”, explica a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

As reformulações nos serviços ofertados fazem parte do Plano de Contingência contra a covid-19 e vem acontecendo conforme as mudanças no cenário epidemiológico. Com a queda no número de casos na capital, a redução ou reformulação de alguns serviços já estavam programadas e inseridas nesse planejamento.

Monitoramento

O monitoramento do cenário epidemiológico continuará acontecendo, pois é um fator importante na manutenção da oferta dos serviços e na formulação dos fluxos, incluindo o serviço de vacinação.

“Há quatro dias, Aracaju não registra novos óbitos por covid. Mas, ainda existem pessoas que precisam ser vacinadas e, por isso, continua a vacinação nos pontos em três shoppings da capital, no carro da vacina, além das salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde, e também na vacinação nas escolas e creches da capital”, enfatiza Waneska Barboza.