Prefeitura fortalece ações de alfabetização da rede municipal de ensino

Educação
08/09/2022 12h49

Nesta quinta-feira, 8, no Dia Mundial da Alfabetização, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), celebra os resultados das ações que foram e estão sendo desenvolvidas com o intuito de potencializar a aprendizagem dos alunos da rede. As avaliações diagnósticas e de leitura, além da aplicação do material do Programa Educaju, fazem parte do planejamento pedagógico e estratégico que está sendo trabalhado em cada escola. 
 
Após o período pandêmico, muitos alunos apresentaram dificuldades no aprendizado dos conteúdos passados em sala. A Semed, então, focou seu trabalho em fortalecer e acompanhar periodicamente a evolução da aprendizagem de cada aluno, monitorando suas dificuldades particulares e contribuindo para superá-las. Para isso, foram aplicadas, para os estudantes, duas avaliações diagnósticas de percurso, em março e julho deste ano, com o objetivo de fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas.
 
Outro artifício utilizado é o programa Educaju. Realizado em parceria com a Associação Bem Comum, foi formulado para o fortalecimento da alfabetização, com a finalidade de melhorar os indicadores de qualidade de ensino da rede e garantir conhecimento igualitário para suas respectivas séries de ensino. “Esta é a nossa principal estratégia, já que possibilita ao professor e ao estudante o material adequado à idade da criança, com orientações claras e direcionado para a fluência dos alunos”, afirma o diretor da Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes. 

O material do Educaju também foi utilizado no reforço pedagógico promovido pela Educação de Aracaju nas férias letivas do mês de agosto, em 30 escolas polos que receberam alunos de toda a rede. 

"Essas aulas complementares vieram em um momento muito oportuno porque cada aluno tem uma dificuldade e os professores puderam ajudar de modo individual. Na minha turma, uns conseguiram dar passos maiores e outros mais devagar. Mas estamos continuando nos esforços porque nosso objetivo, enquanto educadores, é fazê-los avançar por caminhos infinitos", evidencia a professora do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Val Gonçalves.
 
Resultados 
 
As ações aplicadas pela Semed ao decorrer do ano já estão mostrando resultados positivos no aprendizado dos estudantes. O diretor da Educação Básica explica que houve um salto considerável na alfabetização das crianças. 

“A partir do momento em que começamos a mapear o processo, regularmente, a cada quarenta e cinco dias, temos uma noção de como a rede iniciou, com 80% dos alunos do 3° ano, e 86% do 2° ano, não alfabetizados. Conseguimos reduzir pela metade esses dados do primeiro semestre, agora vamos reforçar as estratégias para zerar esse déficit de aprendizagem até dezembro”, complementa Evilson.

Professora do 2° ano da Emef Olavo Bilac, do bairro 18 do Forte, Anuzia Barbosa conta que a escola criou uma tabela para que cada professor anotasse os níveis de leitura de cada aluno ao decorrer do ano letivo. Ela já vem observando a evolução dos alunos.

“Com ajuda do Programa, já venho percebendo que eles estão se desenvolvendo cada vez mais. Nesse processo, estou trabalhando mais o Educaju, pois estou vendo um grande avanço com eles. Os livros estão mais nivelados com a realidade das crianças depois da pandemia. Além de contextualizar, traz uma linguagem mais direta. O meu aluno Miguel, por exemplo, entrou na série como não leitor de sílabas e hoje já o considero leitor fluente”, relata Anuzia.