Trabalho da Defesa Civil de Aracaju recebe reconhecimento nacional e internacional

Agência Aracaju de Notícias
15/09/2022 08h02

O trabalho intenso realizado pela Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Aracaju vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para enfrentar momentos de crise, como as fortes chuvas que caíram sobre a capital nos últimos cinco meses, tem recebido reconhecimento nacional e internacional pela atuação em prol da resiliência da cidade.

Fruto de um planejamento meticuloso e que envolve diversas frentes, as ações realizadas têm sido acompanhadas até mesmo por organizações de fora do país, como aponta o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

“Aracaju alcançou o nível mais alto na campanha ‘Construindo Cidades Resilientes’, iniciativa global do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e foi reconhecida pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como ‘Exemplo de Boas Práticas’ pela formação e implementação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil de Aracaju (Nupdecs)”, destaca Silvio.

Ainda de acordo com o secretário, esse reconhecimento é fundamental porque está atrelado a ações práticas que trazem importantes benefícios para os aracajuanos.

“Cidades resilientes são aquelas capazes de resistir, se adaptar e se recuperar diante dos perigos de forma rápida e eficiente. Ter Aracaju no nível C [o mais alto] na campanha da ONU é importante porque mostra que o trabalho que desenvolvemos tem preocupação direta com a prevenção e o cuidado com a vida dos nossos cidadãos”, explica o gestor.

Contato com a população

Os bons resultados estão ligados, também, ao envolvimento e proatividade da própria população, como ressalta o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.

“Somos exemplos de boas práticas justamente por conseguir mobilizar a sociedade a participar. O aracajuano confia no nosso trabalho e esse é o maior reconhecimento que podemos ter, porque trabalhamos para servir à população”, expressa Rabelo.

O contato com a população se dá de maneira diversificada, seja pelas mobilizações, a partir das Nupdecs, ou mesmo por meio do programa educativo ‘Defesa Civil nas Escolas’, que foi implantado em julho deste ano, e leva informações relevantes sobre o trabalho do órgão e como os cidadãos podem acionar a Defesa Civil de Aracaju.

Essa proximidade se dá de forma efetiva, também, através dos canais de informação oficiais: SMS 40199 e alerta via Telegram, que orientam a população sobre instabilidades climáticas que podem acarretar situações de risco; e o número emergencial 199, canal para a população informar situações de risco e solicitar o atendimento presencial da equipe da Defesa Civil.

Planejamento estratégico

Uma das medidas que auxiliou no crescimento da resiliência da cidade foi a criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise, que ficou responsável pela elaboração do Plano de Contingência. Ele estabelece diretrizes de atuação contra desastres naturais, incluindo estratégias para áreas de risco específicas, a exemplo dos bairros Jabotiana e Atalaia.

A Defesa Civil atua na prevenção, ao realizar constantemente monitoramento e mapeamento de áreas de risco, de forma que se torna possível gerar referências para uma atuação rápida em caso de possíveis transtornos.

Tecnologia como aliada

A administração municipal tem investido em tecnologia para facilitar o trabalho da Defesa Civil, inclusive com a utilização de drones para visualização de locais com difícil acesso. Também são feitas visitas periódicas aos pontos mapeados para atualização de dados, com especial atenção nos períodos com maior índice de precipitações.

Além disso, através do moderno sistema ClimAju, que conta com 18 pluviômetros, sete câmeras de monitoramento em tempo real, cinco sensores de inundação, três sensores de velocidade do vento e dois sensores de movimentação de terra, o monitoramento do clima tornou-se muito mais prático e efetivo.

Enfrentamento à covid

Nos períodos mais críticos da pandemia da covid-19, a Defesa Civil também foi atuante, ao participar das fiscalizações conjuntas, feitas em parceria com o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju).

Durante as inspeções, as equipes verificavam o cumprimento das medidas definidas através dos Decretos do poder Executivo para enfrentamento à pandemia. Neste período, mais de 500 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.