Prefeitura disponibiliza espaços públicos para plantio e cultivo de alimentos sem agrotóxicos

Assistência Social e Cidadania
09/09/2022 09h26

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, disponibiliza espaços públicos para plantio e cultivo de alimentos sem agrotóxicos a partir do projeto “Cultivando Cidadania”, uma iniciativa de inclusão produtiva criada pela atual administração, no ano de 2017, que fomenta a autonomia de cidadãos, estimula o consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, além de promover a geração de renda por meio da venda dos produtos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Assistência Social do Município, vinculado à Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da pasta, Ivan Barreto, são feitas hortas comunitárias em terrenos selecionados onde são plantadas frutas, hortaliças, legumes e leguminosas com a infraestrutura necessária.

“A partir das demandas espontâneas que surgem nos equipamentos socioassistenciais, escolhemos um terreno propício e articulamos juntos à equipe de nutrição, uma apresentação sobre o projeto aos interessados. Com recursos próprios, subsidiamos os insumos como sementes, adubo, terra, enxada, pá e utensílios em geral com uma assistência técnica dada diariamente pela equipe composta por estagiários de nutrição e agronomia em todos os pontos onde o projeto é implantado”, explica Ivan.

Podem participar famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para programas sociais acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju.

Atualmente, o projeto é implantado em oito locais, dentre eles, na Unidade de Qualidade Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa; no abrigo instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, no bairro Suíssa; na Emef Presidente Tancredo Neves, bairro Ponto Novo; Emef Jornalista Orlando Dantas, conjunto Veneza, bairro Olaria; Escola Estadual 11 de Agosto, no bairro Getúlio Vargas; Unidade Básica de Saúde (UBS) Irmã Caridade, no povoado Aloque, bairro Jabotiana; e no Espaço Cuidar, bairro Santa Maria.

Após a colheita na horta, os participantes possuem autonomia para usufruir dos alimentos plantados, seja para consumo próprio ou para geração de renda, por meio da venda em feiras livres, mercados, dentre outros espaços, ou na “Feirinha Agroecológica” realizada a cada 15 dias, na sede da Prefeitura de Aracaju, onde é feita a comercialização em barracas.

Como participar

Para fazer parte do “Cultivando Cidadania” basta se dirigir ao Cras de referência solicitando o projeto para o seu bairro ou entrar em contato por meio do número de telefone (79) 4009-7862, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 14h30 às 17h, exceto finais de semana e feriados.

Reconhecimento nacional

Em 2017, o projeto “Cultivando Cidadania” foi vencedor do Nordeste no “Prêmio Progredir” do então Ministério do Desenvolvimento Social (atual Ministério da Cidadania), que reconhece ações desenvolvidas pelos municípios para a geração de renda e inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram inscritos 384 projetos de todo o país. Destes, apenas cinco foram premiados, sendo uma iniciativa por região.

O Cultivando Cidadania nasceu em 2017, de forma pioneira, com o objetivo de implantar no município de Aracaju, hortas agroecológicas e outros cultivos nos espaços públicos e comunitários, visando a geração de renda de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza inseridas no Cadastro Único, beneficiadas pelo Auxílio Brasil e outros programas de transferência de renda.