Ações da Prefeitura garantiram recomposição da aprendizagem no primeiro semestre

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2022 10h00

Quando os alunos retornaram presencialmente para as salas de aula das escolas municipais, após 17 meses de ensino remoto por causa da pandemia da covid-19, professores e gestores identificaram o déficit no aprendizado, principalmente na alfabetização e fluência leitora dos alunos dos anos iniciais.

Diante desse quadro, o principal desafio e compromisso da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi trabalhar no sentido de recompor a aprendizagem. Para contornar essa situação, a equipe pedagógica da Semed desenvolveu uma série de ações, que envolveu avaliações periódicas, o programa Educaju e aulas de reforço para os alunos que apresentaram mais dificuldades de aprendizado.

Os resultados alcançados durante o primeiro semestre atestam a eficiência das iniciativas e servirão para nortear as estratégias pedagógicas durante os últimos meses de 2022. Uma das ferramentas adotadas para mensurar os avanços na recomposição da aprendizagem foi a prova de fluência leitora, aplicada a cada 45 dias. O resultado da avaliação é classificado em seis níveis: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto sem fluência.

No primeiro ciclo da prova de fluência leitora, realizada em maio, 26,9% dos alunos do 2º ao 5º ano não estavam alfabetizados. Na avaliação do segundo ciclo, aplicada entre julho e agosto, esse índice caiu para 17,6%, o que representa uma diminuição de 34,6% no índice de alunos que não sabiam ler.

Ao passo que o nível de não leitores diminuiu, mais alunos alcançaram o nível de leitor fluente. Na primeira avaliação, eles representavam pouco mais de 19%, agora são 27,6%, o que representa um aumento de 30,7% daqueles que chegaram ao melhor índice de fluência.

Quando considerado apenas o 2º ano, 44,8% dos estudantes não eram leitores. Em apenas dois meses, esse índice caiu para 31%. Já o índice de leitores fluentes subiu de 5,4% para 8,7%.

Planejamento e avanços

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, comenta que o principal avanço conquistado nos processos pedagógicos da rede municipal foi o estabelecimento de processos avaliativos que possibilitam observar os resultados e avanços das ações reais que estão sendo implementadas.

“O conjunto de avaliações realizadas no primeiro semestre nos mostrou os caminhos que precisavam ser seguidos. Os dados foram fundamentais para nortear as ações que serão realizadas durante o segundo semestre para que possamos continuar avançando na recomposição da aprendizagem”, destaca Ricardo.

Ainda segundo o secretário, esse processo de gestão baseado em dados ficará como legado para a educação em Aracaju. “Estamos falando em políticas educacionais de rede para o curto, médio e longo prazo. No final deste ano, poderemos fazer o balanço geral do que foi feito, apresentando para a sociedade aracajuana qual foi o resultado real do processo de recomposição da aprendizagem”, expressa.

Estratégias efetivas

O diretor da Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, conta que as estratégias de acompanhamento e avaliação têm como objetivo principal acompanhar o processo de evolução da aprendizagem das crianças. “Para cada resultado de avaliação, ofertamos estratégias mais específicas para aqueles que mais necessitam do atendimento educacional”, relata.

Evilson destaca que os dados do primeiro semestre letivo atestaram a rápida recuperação na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais da rede municipal. “A partir das avaliações, percebemos que nas áreas em que mais investimos para a melhoria da aprendizagem, tivemos um resultado expressivo”, pontua.

As questões críticas pontuais que ainda precisam de ajuste já foram repassados para os professores na última Jornada Pedagógica, realizada no final de agosto. “O direcionamento para o segundo semestre é continuar avançando ainda mais, ampliando os resultados positivos que já foram alcançados até agora”, enfatiza o diretor.