Prefeitura capacita guardiões para entrada tática em ambientes confinados

Guarda Municipal
09/09/2022 16h19

A Prefeitura de Aracaju promoveu, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mais um curso de capacitação para guardas municipais, realizada em parceria com a Academia de Polícia de Sergipe.

Operacionalizado pela Guarda Municipal de Aracaju, o curso Close Quarters Battle (CQB) foi ministrado pelo guarda municipal de 1° classe Henrique, integrante do Grupo Tático Operacional e especialista em CQB - Arrombamento com Explosivos, Táticas Urbanas para Confrontos Armados, Combate Veicular e Táticas Avançadas de Proteção de VIP pela TEES BRAZIL - Tactical Explosive Entry School.

Dividido em duas etapas, o curso capacita para a entrada tática em ambientes confinados e foi direcionado para os guardiões do Grupo Especializado em Motopatrulhamento (GEM), que receberam instruções teóricas sobre empunhadura, manuseio de armas longas e estratégias de movimentação em ambientes fechados.

De acordo com Henrique, o treinamento possibilita que os guardiões estejam mais preparados para ocorrências complexas com atiradores em ambientes confinados e situações com alto grau de periculosidade.

"Essa será uma realidade futura para a Guarda. Por isso, é tão importante que os profissionais estejam preparados desde já", destaca Henrique.

Na segunda etapa, os profissionais tiveram a possibilidade de colocar em prática os ensinamentos vistos em sala e a técnica de transição utilizando armas longas, pistolas e revólveres.

Para a guardiã de 1° classe Andreça de Oliveira, o treinamento foi muito importante porque o "serviço de rua exige uma capacitação contínua, pois à medida que as situações mudam, o modo de trabalho se diversifica também e precisamos estar preparados", considera.

A GMA tem como dever zelar pelos bens, serviços e instalações públicos municipais e pela segurança dos usuários e servidores desses espaços.

O guardião de primeira classe Robson Nunes enfatiza o resultado positivo da capacitação e como os guardiões se sentem melhor preparados a partir de então.

"Como o nosso serviço exige que cuidemos dos prédios e equipamentos públicos, e ocasionalmente há intrusões nesses ambientes, sinto que o curso veio em boa hora para aperfeiçoamos os procedimentos de acesso a esses locais confinados, de forma segura, a fim de resguardar os bens públicos e proteger a vida das pessoas", destaca Robson.