Funcaju divulga edital de Oficina de Circo na Escola de Artes

Cultura
13/09/2022 17h18

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), tornou público nesta terça-feira, 13, o edital da “Oficina de Circo”, novo projeto especial da Escola de Artes Valdice Teles, que traz acrobacias, malabarismo, ensaios para espetáculos circenses, em formato de aulas, para interessados em aprender sobre essas artes.

A oficina, que é gratuita e possui dez vagas, é destinada ao público geral, a partir dos 12 anos. As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira, dia 15. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 16 de setembro, com o início das aulas no dia 19 do mesmo mêsa. É imprescindível que os interessados leiam o edital, para conferir detalhes da inscrição, matrícula e calendário acadêmico (link do edital).

O projeto tem duração de três meses e ocorrerá em dois dias da semana: segundas e quartas-feiras. As aulas são presenciais e acontecem em dois locais: Aldeia Escola de Circo, rua Maruim, 190, Centro e Escola Oficina de Artes Valdice Teles, rua Vila Cristina, 354, São José.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, “depois da implantação das linguagens da Fotografia e das Artes Visuais, agora, a Escola Criativa de Aracaju está introduzindo o ensino e a prática circense através de oficina. O circo nunca morre, como foi demonstrado no grande sucesso dos projetos dessa área, apresentados no teatro João Costa, do Centro Cultural, durante a Lei Aldir Blanc. A ampliação das ofertas de conteúdos da escola só aumenta sua relevância social e artística”.

Oficina de Circo

O curso será ministrado pelo coletivo Aldeia Escola de Circo, que trabalha diferentes linguagens circenses com o objetivo de desenvolver habilidades como força, coordenação motora, flexibilidade, criatividade, consciência corporal e espacial. Serão oferecidas práticas de acrobacias aéreas (lira, trapézio e tecido acrobático), acrobacias de solo, malabares (bolinhas, aros, claves, bambolê e swing poi) e equipamentos de equilíbrio (perna de pau e carretel). 

A oficina especial contará com três oficineiras - Anne Mariano, Fabrícia Alves e Juliana Battistelli -, que dividirão o conteúdo programático do curso, a fim de oferecer as práticas com o melhor aproveitamento.

Escola de Artes

As oficinas especiais do semestre 2022.2 fazem parte das inovações que a Escola de Artes do município está realizando. O projeto expande a realização de cursos e oficinas para além da Escola de Artes Valdice Teles (EOAVT), abarcando também a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, o Centro Cultural de Aracaju e outros locais.

A atual grade curricular conta com novas linguagens artísticas, como cursos na área de artes visuais, a exemplo da fotografia, pintura e desenho, como também a realização de oficinas especiais durante o semestre.

Oficina de Circo

Duração: três meses;
Turma: segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h (presencial);
Acrobacias Aéreas, Equipamentos de Equilíbrio, Acrobacias de Solo, Malabares, Criação e
Ensaios para Espetáculos Circenses,
Vagas: 10;
Idade: acima de 12 anos;
Oficineiras: Juliana Battistelli, Fabrícia Alves e Anne Mariano.
Locais: Aldeia Escola de Circo, Rua Maruim, 190, Centro; e Escola Oficina de Artes Valdice
Teles, Rua Vila Cristina, 354, São José.