Fundat promove ação em alusão ao Setembro Amarelo para os servidores

Formação para o Trabalho
13/09/2022 16h35

Na manhã desta terça-feira, 13, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) proporcionou uma ação sobre o Setembro Amarelo. A campanha tem um olhar voltado para a saúde mental e também para a prevenção ao suicídio. 

Foi em 2014, que a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), deu início à campanha do Setembro Amarelo. Devido ao dia 10 deste mês, ficou marcado para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a iniciativa se perdura ao decorrer do ano. Para esse ano, o slogan é “A vida é a melhor escolha”, a partir disso, são desenvolvidas as ações. 

Essa ação foi realizada com o intuito de lembrar aos colaboradores sobre a importância de cuidar de si mesmo e buscar por ajuda de profissionais que irão atendê-los da melhor forma. Além disso, a campanha instiga as pessoas a cuidarem da saúde mental e também de ouvir o próximo. 

No decorrer da atividade, a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, fez a entrega de um cartão informativo sobre a respectiva campanha para que os servidores saibam mais sobre esse assunto que se faz presente no cotidiano de qualquer pessoa. Desta forma, a ação reforça a conscientização acerca do Setembro Amarelo. 

Segundo a gestora Edivaneide Lima, "essas ações são necessárias para trazer mais informações e também mostrar que o órgão se preocupa com a saúde mental dos seus colaboradores, visto que no ambiente de trabalho os problemas podem passar despercebidos. Por isso, incentiva o aprendizado e também a escuta com o próximo para que não aconteça algo mais grave". 

Também esteve presente nessa ação, Renata dos Santos, que faz parte do setor de Recursos Humanos para falar sobre a importância dessa campanha e prestar solidariedade aos colegas de trabalho.

“Acredito que essa ação só reforça a mensagem potencializando os servidores a terem mais empatia e para buscar por uma terapia. É importante que falem sobre esse assunto no âmbito profissional, pois mostra que aquela pessoa pode contar conosco de alguma forma”, afirma Renata. 

Apesar do tema ainda ser tabu, isso tem mudado ao longo dos anos porque a campanha do Setembro Amarelo tem sido cada dia mais desmistificada pelas pessoas. A informação é a chave para salvar vidas, dessa maneira, propagar a mensagem de que viver é a melhor escolha pode conscientizar a sociedade. 

Se cuidar é necessário 

A questão do suicídio é um problema que a saúde pública tem um olhar para amenizar os impactos disso na sociedade. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, diversas pessoas decidem colocar um fim nas suas vidas e isso é algo que precisa ser discutido por todos. Em sua maioria, as vítimas são jovens entre 15 a 29 anos, é uma das mortes que mais acontecem diariamente, além disso, o suicídio pode atingir diversos indivíduos. 
 
Para ajudar nesses casos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ser um afago em momentos difíceis. Essa organização proporciona ao cidadão um apoio emocional e prevenção ao suicídio com a intenção de ouvir as pessoas com total sigilo por meio do telefone 188.