Prefeitura orienta comunidade escolar sobre higiene das crianças

Educação
13/09/2022 16h51

Nesta terça-feira, 13, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Major João Teles de Menezes recebeu o projeto Educação em Família, que tem o objetivo de proporcionar um diálogo mais próximo entre escola e família, trazendo temas sobre o cuidado higiênico das crianças. O projeto teve início em 2019 e percorre todas as 74 unidades de ensino da rede municipal de Aracaju, atendendo, em média, 50 pessoas por palestra, numa iniciativa da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

O cuidado com o piolho é o principal tema do projeto, pois o parasita, em contato com o couro cabeludo, atrapalha o aprendizado, causa desgaste na comunicação e incômodo para as crianças e as famílias. De acordo com a técnica da Coped, Claudiceia Dantas, esta problemática afeta diretamente as escolas. 

“Estamos fazendo este trabalho desde 2019, quando surgiu essa demanda acerca do assunto, pois as escolas estavam sendo muito afetadas. Quando a criança está com piolho, passa para as outras, é algo natural. Então, as escolas selecionam as turmas que participarão da ação e atendemos, no mínimo, duas escolas por semana, com palestras pela manhã e pela tarde", explica Claudiceia. 

Joice dos Santos, mãe de aluno, ressalta a importância do projeto, pois está passando pela problemática dentro de casa.

“Esse momento dentro da escola é muito importante, até porque as mães acabam culpando as crianças, só que as crianças não têm culpa. Como foi explicado na palestra, não é culpa da mãe, nem do aluno, nem do amiguinho da escola, não é culpa de ninguém. Neste momento, minha filha está com piolho e esse diálogo foi esclarecedor para o meu conhecimento”, conta Joice. 

“O projeto é muito nítido com relação às causas, à forma de contágio e tratamento, principalmente por se tratar de crianças, que exigem um cuidado maior. Para além do piolho, ele traz a questão do cuidado pessoal com o aluno, não só nos aspectos de higiene, mas também do cuidado com sua vida, para que eles possam desenvolver tranquilamente suas atividades na escola”, afirma o diretor da Emef, Luiz Gustavo Rosa Santos.