No Santa Maria,estudantes participam da oficina "Minha Comunidade, Meu Patrimônio"

Assistência Social e Cidadania
13/09/2022 17h19

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profº Laonte Gama da Silva, situada no conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, por meio da do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na tarde desta terça-feira, 13, a oficina “Minha Comunidade, Meu Patrimônio”.

A atividade integra o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o assistente social do PTS, Francisco Neto, a ação corresponde ao eixo de educação ambiental e patrimonial cujo objetivo é contemplar todas as faixas etárias.

“É o terceiro grupo que trabalhamos dentro desta oficina intergeracional sendo iniciada com crianças, adultos e, por fim, adolescentes. Foram selecionados cerca de 20 alunos, os quais a escola identificou a necessidade de fazer uma reflexão acerca dos cuidados com o patrimônio público. Nossa intenção é que eles sintam-se pertencidos ao local onde vivem e saibam que os espaços públicos são deles e nada mais justo do que eles mesmos preservarem para uso próprio e de toda a comunidade”, destaca.

A oficina foi distribuída em quatro dias e também contará com outras atividades socioeducativas, visitas aos patrimônios entregues pelo Programa no bairro 17 de Março e em pontos turísticos da cidade, além de exibições de curtas-metragem sobre a temática, realizadas em parceria com a UCP da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e Guarda Municpal de Aracaju (GMA), esta última vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Com a peça teatral “É hora de cuidar”, os “Anjos Azuis”, Programa desenvolvido pela GMA, tratou sobre a preservação do patrimônio público com apresentação de fantoches e atividades recreativas como o quiz “Aprenda ou Ganhe”, no qual os guardas municipais fizeram perguntas aos competidores referentes à peça.

A coordenadora pedagógica da Emef Profº Laonte Gama, Karla Gisele Ferreira, foi uma das profissionais que articulou a ida do projeto até a unidade de ensino. Para ela, eles tiveram a oportunidade de aprender, em formato lúdico, a cuidar dos espaços públicos, da comunidade, além da própria Escola.

“A Guarda Municipal sempre realiza ações socioeducativas nas escolas, desta vez, sobre a preservação do patrimônio público. Foi uma ação voltada aos alunos entre 14 e 18 anos de idade, público adolescente que já possui certa maturidade para entender a importância de que tudo o que é bem cuidado é para todos e tudo o que é mal cuidado é mal cuidado para todos. São jovens exemplos de liderança para os menores para que conscientizem a todos e façam a diferença. É um aprendizado para além da Escola”, reforça Karla.

O estudante do 9º ano “B” Endrell Dantas, de 15 anos, foi participativo durante a peça teatral, contribuindo com informações sobre os tipos de patrimônios públicos e acertando as perguntas do quiz. 

“Já tive oportunidade de assistí-los em outro local e sempre gosto de participar porque é divertido. Eles nos ensinam a não fazer coisas erradas, a preservarmos o patrimônio público. Acho errado essas pessoas que saem por aí depredando porque quando queremos usufruir, somos  prejudicados”, frisa o aluno. 

A aluna do 9° ano “A”, Ana Flávia de Jesus, de 14 anos, estava atenta ao que lhe foi ensinado. 

“É a primeira vez que assisto e gostei. Achei importante porque aprendi mais sobre os tipos de patrimônios públicos e a respeitar o que é de todos. Quando eu chegar em casa, vou contar ao meu irmão o que aconteceu”, conta Ana.