Prefeitura amplia oferta das vacinas meningocócica conjugada e contra o HPV

Saúde
14/09/2022 11h57

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir deste mês, amplia a oferta da vacina meningocócica ACWY conjugada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade, de forma temporária, até junho de 2023. A ampliação também engloba a oferta da vacina no calendário nacional contra o HPV, para os adolescentes de 9 a 14 anos, independentemente do sexo.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um período prolongado. 

“A vacina contra meningite estava disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas, até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar, estando essa vacina indicada para adolescentes de 11 a 14 anos. Já a ampliação da vacina HPV é para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade", explica Larissa.

Doses e Reforço

Para a vacina meningocócica ACWY (conjugada), a indicação é tomar uma dose conforme a situação vacinal, para os adolescentes de 11 a 14 anos. Esta vacina entrou no calendário vacinal em 2020, antes disso, as clínicas particulares ofertavam esta vacina para crianças menores de 10 anos. As crianças que já tomaram uma dose, e que estão com idade entre 11 a 14 anos devem tomar uma nove dose, que é considerada a dose de reforço.

"Já no caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos, com isso, a vacinação passa a ser para qualquer adolescente de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacina do HPV é ofertada em duas doses com intervalo de seis meses”, enfatiza.

Pontos de vacinação e documentos

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital estão à disposição para vacinar contra a meningocócica conjugada e contra o HPV, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Para receber as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente, cartão de vacinação e comprovante de residência.