Prefeitura finaliza marco I do processo de telegestão da iluminação pública

Infraestrutura
14/09/2022 15h09

A modernização do parque de iluminação pública vai proporcionar não somente mais segurança, conforto, economia e qualidade de vida com as novas lâmpadas de LED, mas também abrirá portas para um cenário tecnológico inédito na capital a partir da telegestão, sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento.

O sistema permite a troca de informações de forma virtual, capaz de identificar problemas nas luminárias, sem a necessidade de que a população acione a empresa Conecta Aracaju S/A por telefone ou outros meios de reclamação.

Este trabalho foi dividido em marcos I, II e III, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), está concluindo o primeiro. Cada um contempla cinco mil pontos, situados em diversas ruas, avenidas e rodovias da cidade. Ao todo, portanto, serão 15 mil pontos estratégicos beneficiados com a telegestão.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a modernização representa um novo tempo para Aracaju.

“É um processo que foi inovador desde o seu início, com o leilão realizado na Bolsa Brasil Balcão, a B3, a bolsa de valores de São Paulo. A modernização traz impactos muitos positivos porque fará de Aracaju uma capital com todas as luminárias equipadas com lâmpadas de LED, uma tecnologia que traz mais segurança, conforto, economia para os cofres públicos, além do embelezamento da cidade. Sem dúvidas é um incremento tecnológico importante. A telegestão tornará nosso trabalho muito mais fácil, vai diminuir o tempo-resposta do serviço e, consequentemente, vai mitigar as possibilidades de transtorno para a população”, destaca Ferrari.

Ao longo do tempo, o sistema de telegestão está sendo concebido para que possa agregar novas tecnologias. O parque de iluminação é estabelecido com um sistema neural de extrema capacidade, presente em cidades inteligentes. Isso quer dizer que é possível estabelecer nela rede 5G, Wi-Fi gratuito, câmeras de segurança e outros modelos inovadores.

A expectativa da gestão municipal é de finalizar o primeiro marco já nesta quinta-feira, 15. De imediato, será iniciada a implementação do marco II.

PPP da iluminação

Parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da gestão municipal, a modernização da iluminação pública é fruto de uma Parceria Público-Privada estabelecida com a empresa Conecta Aracaju S/A, que gere o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar o serviço de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED em 59 mil pontos de luz e a ampliação da rede na cidade.

Iluminação especial

O contrato prevê, ainda, iluminação especial em 16 pontos turísticos, para aumentar o embelezamento e a atratividade dos cartões-postais da cidade. A Prefeitura já concluiu a iluminação especial na Colina do Santo Antônio, Monumento de Formadores da Nação, Mundo Maravilhoso da Criança, Oceanário, Arcos da Orla e Centro Cultural.