Prefeitura e Sebrae realizam oficina "Sei Inovar" para microempreendedores

Formação para o Trabalho
14/09/2022 16h44

A inovação se faz presente em qualquer âmbito, principalmente nos negócios. Pensando nisto, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Sebrae, realizou, nesta quarta-feira, 14, a oficina Sei Inovar, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), para os empreendedores da capital. O intuito foi apresentar a inovação como uma aliada do microempreendedor para alavancar os seus empreendimentos. 

Os conhecimentos foram passados pelo consultor e instrutor do Sebrae, Moabe Teles. Na aula, ele trouxe aspectos relevantes para os empreendedores pensarem fora da caixinha. “Tratei sobre a importância da inovação e resolução de problemas no empreendedorismo. Além disto, mostrei alguns exemplos práticos para que eles possam aplicar no seu negócio. É importante ressaltar a inclusão empresarial que a Fundat promove a esses empreendedores. Essa oficina é só o começo de uma longa caminhada para eles”, explica Moabe. 

Essa capacitação apresentou os processos de inovação e como isso pode transformar o empreendimento. Com isso, o instrutor levou exemplos para que o assunto tivesse uma linguagem mais clara e objetiva. Assim, mostrou, no decorrer da aula, como funciona o funil de inovação que trabalha a constatação do problema, ideação, conceituação e implementação. 

A Fundação e o Sebrae trabalham juntos para fomentar o empreendedorismo, para tanto, conforme a presidente Edivaneide Lima, a capacitação ofertada é rica em aprendizados. 

“Fico imensamente feliz em estar junto nessa com o Sebrae, que tem experiência no empreendedorismo. Fazer essa ponte dos empreendedores que são MEI por meio de qualificação é mostrar outros caminhos que podem ser seguidos. A inovação se torna primordial para qualquer coisa na nossa vida e também nos negócios”, declara a presidente. 

Segundo a coordenadora de Grupos de Produção e Unidades Produtivas, Marta Lisboa, a capacitação se torna primordial para o empreendedor. “A oficina apresenta novos caminhos para inovar, para que esses empreendedores possam seguir. Foi uma tarde de muito aprendizado com o instrutor e os empreendedores que estiveram presentes”, completa. 

Além do desenvolvimento de negócios, a inovação pode auxiliar em novos formatos de empreender, melhorar os serviços ou produtos com a finalidade de facilitar o processo. 

Em 2017, a Pesquisa de Inovação (Pintec), junto ao Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou que cerca de 33,6% dos 116.962 empreendimentos no Brasil utilizaram a inovação nos processos e também nos respectivos produtos. 

A empreendedora no ramo de confeitaria Simonete Silva, de 50 anos, se inscreveu na oficina com a intenção de agregar conhecimento e novas possibilidades. 

“Essa oficina já está me proporcionando novas ideias para ampliar o meu negócio. É interessante ter outros olhares para o que eu faço, o que, atualmente, é minha principal fonte de renda. A capacitação foi necessária para que eu possa trazer a inovação nos processos, principalmente os internos”, conta Simonete.