Escola de Governo articula construção de rede de Escolas de Gestão Pública

Planejamento e Orçamento
16/09/2022 09h38

Construir uma rede de cooperação, no sentido de ampliar as parcerias e a colaboração entre as escolas de capacitação na esfera dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de Contas. Este foi o principal objetivo da reunião promovida nesta quinta-feira, 15, pela Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), e que contou com a participação de representantes das Escolas de Governo, do Tribunal de Contas, do Judiciário, Ministério Público e do Legislativo estadual e municipal. O evento aconteceu na Escola de Contas José Amado Nascimento (Ecojan).

Em seu discurso de saudação aos participantes, o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, destacou a importância da troca de experiências e compartilhamento de boas práticas entre as instituições. Segundo ele, "o encontro é a confirmação da unidade de objetivos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no sentido de capacitar seus servidores, nos diversos segmentos, além da necessidade de um elo entre as escolas, do interesse e da disposição das equipes diretoras na construção de parcerias e o estabelecimento de formas mais avançadas de cooperação”. 

Cada instituição apresentou suas principais ações e experiências. A Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju, por exemplo, mostrou um vídeo institucional da realização do concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública. Já Ecojan, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), destacou as capacitações realizadas via canal do Youtube, e o Projeto TCE Itinerante. Já Escola Judicial, vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, apresentou e distribuiu exemplares da "Revista da Ejuse".

Por sua vez, a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMPSE), chamou a atenção para a importância da necessidade de normatização de todos os procedimentos e a política de incentivos com pontuação para a progressão na carreira. Já a Escola de Administração Pública e Governamental de Sergipe (Esapgese), falou sobre o sistema próprio de solicitação de cursos e a diversidade de fontes de recursos para contratação de capacitações. 

O encontro foi concluído com a participação da Escola do Legislativo Neuzice Barreto, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), que relataram projetos vitoriosos de aproximação das respectivas Casas com a população em geral.

Presenças

Participaram da reunião Karla Andrade Pinna, da Ecojan; Isabela Mazza, diretora da Escola do Legislativo da Alese; Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo da CMA; o promotor Newton Silveira Dias, diretor da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe; Daniela Patrícia, coordenadora de cursos externos da Escola Judicial de Sergipe; além de Daiane  dos Santos, diretora da Escola de Administração e Gestão Governamental do Estado de Sergipe.