Educação de Aracaju realiza Encontro Pedagógico da EJA

Educação
15/09/2022 18h36

Na noite da última quinta-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu o Encontro Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2022. O evento, que ocorreu no auditório Antônio Vieira Neto, foi voltado para coordenadores pedagógicos e professores que receberam, ainda, kits didáticos com manuais dos professores para ciclos e etapas.

O Encontro teve o objetivo de discutir com os educadores sobre a utilização dos livros utilizados em sala de aula, entregues pela Semed neste semestre, e, principalmente, sobre a necessidade de inclusão e projetos interdisciplinares com o alunado. Diante disso, foram promovidas palestras com os temas 'Direitos Humanos na EJA - Práticas Bem Sucedidas', ministrada pela professora Maíra Ielena Nascimento; e 'Práticas Pedagógicas Motivadoras', com o professor Marcos André de Souza. 

Na abertura do evento, a nova coordenadora da Educação para Jovens e Adultos da Semed, Fátima Oliveira, foi apresentada ao público. Ela diz que, para este novo desafio, pretende instituir ações que resultem em grandes resultados para quem se utiliza da Educação para Jovens e Adultos.

"Acredito que todos nós temos uma parcela para contribuir com a sociedade e espero plantar a minha semente, assim como todos aqueles que já passaram, desenvolvendo uma grande árvore e colhendo bons frutos", expressa Fátima.

A coordenadora pontua a importância de uma reunião como esta, como recomeço do trabalho educacional com jovens, adultos e idosos.

"Estamos em um mundo extremamente globalizado, onde tudo perpassa pela questão do conhecimento. Para ir em um banco pegar seu benefício ou acessar um portal para marcar uma consulta, você precisa ter o mínimo de entendimento. Então, depois da fase remota que a pandemia exigiu, queremos fazer uma EJA mais voltada para as realidades dos estudantes", afirma Fátima. 

Professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, Felipe Moura conta que os assuntos abordados no Encontro reforçam a sua abordagem em sala de aula.

"Neste caminho da EJA, trabalhamos muito o aluno de maneira individual. A maioria deles já traz uma rotina bastante puxada, então temos que acolhê-los a visão de mundo deles se abranja. Começo minhas aulas, por exemplo, os parabenizando por estarem na escola. Por isso, o que está sendo discorrido aqui, hoje, mostra que estou no caminho certo", pontua o professor. 

Lecionando para a EJA da Emef Jaime Araújo, no bairro Soledade, Hildiana Gonçalves fala que o Encontro representa a valorização do trabalho dos docentes que se dedicam ao ensino noturno.

"Nosso público-alvo é muito diferente dos alunos da manhã e da tarde. São pessoas que não puderam estudar na idade certa ou jovens que não conseguiram se adaptar nos outros horários. Muitos precisam trabalhar e têm o sonho de melhorar de vida. Tive um aluno mesmo, o Sr. Cesário, de 97 anos, que foi meu aluno por três anos e agora está em outro ciclo. Então, eventos assim ressaltam a importância do olhar diferenciado para com esse público", destaca a professora.