MegaEdu vem a Aracaju conhecer o sistema de tecnologia da Semed

Educação
16/09/2022 10h48

Uma equipe da Organização Não Governamental (ONG) MegaEdu visitou Aracaju durante dois dias para conhecer o parque tecnológico da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e discutir os avanços na modernização das unidades de ensino da rede municipal. 
 
Em reunião, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, explicou as principais ações da pasta no âmbito tecnológico, fazendo um balanço das iniciativas e elencando as metas para os próximos meses.  

“Trabalhamos para que a Prefeitura de Aracaju, através da Educação, consiga estender possibilidades de cidadania digital para mais pessoas, além dos alunos. Desta forma, a cidade tem o benefício educacional e outras vantagens, que se ampliam à família”, afirma o gestor.
 
Segundo o representante da MegaEdu, Thomaz Galvão, o objetivo de visitas como esta é apoiar que todas as escolas do Brasil tenham uma internet de qualidade. Por isso, estão percorrendo o país, conversando com diretores das escolas e secretários da Educação.
 
“Tivemos uma conversa incrível com o secretário, onde pudemos entender qual a perspectiva dele sobre esse tema, como entende a modernização das unidades de ensino e a conectividade das escolas municipais de Aracaju, até para replicarmos e divulgarmos as melhores práticas. Foi muito legal ver que a tecnologia na educação é prioridade por aqui e que a pauta vem avançando muito forte desde 2017. Entendi não só o objetivo, mas também como este caminho está sendo trilhado, melhorando a tecnologia das escolas para o uso pedagógico, com o foco muito forte em aprendizagem”, conta Thomaz.
 
De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação da Semed, Caio Dávines, a proposta da visita é mostrar para a equipe visitante a realidade tecnológica da rede. “Vamos mostrar qual o impacto que a gente leva para as escolas, através da conectividade. Mostrar como chega a internet, por onde chega, quais os processos de segurança até que se chegue no corpo docente e na parte administrativa, como fazemos esse acompanhamento. Vão conhecer a nossa capacidade de entregar wifi em 100% das escolas e todo processo de segurança que envolve a LGPD e o Marco Civil da Internet”, conta.
 
A MegaEdu foi criada em 2021 com o objetivo de garantir que todas as escolas tenham internet de qualidade e é uma organização apoiada pela Fundação Lemann, Imaginable Futures e FCDO.