Prefeitura de Aracaju entrega revitalização da passarela do Havaizinho

Agência Aracaju de Notícias
16/09/2022 10h38

A Prefeitura de Aracaju entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, a revitalização da passarela do Havaizinho, na Orla da Atalaia. Executada através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a intervenção integra o projeto de manutenção do espaço de lazer, estabelecido como uma das prioridades da gestão municipal, desde que assumiu a administração da área, em 2020. Com a iniciativa, o acesso à praia foi totalmente reestruturado com a finalidade de garantir o conforto dos aracajuanos e turistas. Além da construção de uma nova ponte feita com pedra calcária e argamassa, o local ganhou chuveirão para banho, nova sinalização, paisagismo, entre outros atrativos.

"Essa é uma obra muito importante. A passarela do Havaizinho estava bastante deteriorada, a Orla, no geral, apresentava muitos problemas, e depois que a Prefeitura assumiu a administração do espaço, um trabalho de revitalização foi iniciado. Já recuperamos o Mundo da Criança, as estátuas, outros pontos, e, agora, fizemos a recuperação dessa passarela que é muito usada pelos surfistas. Substituímos toda a estrutura antiga, que deu lugar a uma nova, de concreto, justamente para dar conforto, segurança, dignidade e que tornará a área mais atrativa, já que incluímos outros equipamentos como os chuveiros, balanços e paisagismo", destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao realizar a entrega da obra.

O gestor da capital lembrou também outras intervenções que foram realizadas na região da Orla da Atalaia para tornar o ponto turístico em um local mais atrativo. "Intensificamos a manutenção deste local, tão importante para nossa cidade. Além do trabalho de revitalização das áreas, nós recuperamos o pavimento de toda a avenida. Além disso, estamos realizando a obra da Orlinha da Coroa do Meio, um projeto para o qual estamos destinando cerca de R$ 5 milhões e que se tornará outro ponto de visitação em nossa orla", frisou Edvaldo.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, a revitalização da passarela foi planejada após um levantamento realizado na região, que identificou as principais demandas do espaço de lazer. "Antes de realizarmos a obra, a Defesa Civil, que faz o monitoramento dessas áreas públicas, identificou que a estrutura estava precisando ser substituída. E aí, elaboramos um projeto que facilitasse o trânsito e diminuísse o custo de manutenção ao longo dos próximos anos. Fizemos a substituição de uma passarela antiga por uma de alvenaria, com estruturas de eucalipto, visando assegurar melhor acessibilidade ao público da região, como também aos turistas que frequentam a praia do Havaizinho", detalhou.

Bruno explicou também que o projeto, para o qual foram destinados cerca de R$ 300 mil, prezou, especialmente, "pela proteção e acessibilidade". "Esta é a maior passarela que nós temos na Orla da Atalaia e esta é uma área que sempre foi bastante frequentada. Então, fizemos essa estrutura em concreto, com essa sinalização paralela com eucalipto e corda de sisal para dar toda a proteção do guarda-corpo nos 220 metros de extensão, proporcionando, tanto para o turista, quanto para o munícipe, um acesso digno e acessível à praia. Nossa ideia é fazer um trabalho semelhante nos demais acessos que temos aqui para garantir a todos a facilidade e acessibilidade", reiterou.

Para os surfistas que frequentam a região, a revitalização da passarela foi aprovada. É o caso do aracajuano Élvio Martins. "Ficou muito bacana. Não só para nós, surfistas, mas para toda a população que gosta desta praia, por causa das ondas. Além de bonita, a nova estrutura é mais resistente e possibilita a todas as pessoas, inclusive cadeirantes, terem um acesso seguro à praia. Então, a ação da Prefeitura está super aprovada. Melhorou bastante", avaliou o frequentador.