Aula digital: Prefeitura e Instituto Paramitas capacitam mais de 300 professores

Educação
17/09/2022 13h59

A manhã deste sábado, 17, foi de formação para mais de 300 profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Aracaju. Através da parceria entre a Prefeitura, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas, foi ofertada uma formação sobre o uso das maletas digitais, que fazem parte do projeto Aula Digital, presente na rede desde 2017.

Participaram da formação, que foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas,  professores e equipes diretivas das 44 unidades de ensino da rede que ofertam ensino fundamental (1º ao 9º ano). Cada escola possui uma maleta digital, que é composta por 34 tablets, um notebook, um roteador, um projetor e uma tela de projeção.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, acompanhou a manhã de formação e destacou o sucesso desta parceria, que já dura cinco anos. Segundo o gestor, a presença da maleta digital na escola contribui para o aperfeiçoamento tecnológico dos professores, na medida em que repensam as suas práticas pedagógicas para a inserção da tecnologia em suas aulas. 

"Da mesma forma, os nossos estudantes tendo acesso a material tecnológico de primeira linha, faz com que eles também tenham essa perspectiva de que a escola é um lugar onde eles querem estar, onde eles vão aprender de forma lúdica e dinâmica, por meio da tecnologia", pontua Ricardo.

Além dos equipamentos digitais, os tablets também são alimentados com aplicativos de conteúdos educacionais para uso em sala de aula e que foram atualizados para o uso neste retorno às aulas presenciais.

"Quero parabenizar a equipe do Departamento de Educação Básica e do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Semed, pois é preciso ter, de fato, uma visão de futuro, é preciso ter uma visão de inserção do elemento tecnológico na rede e eu acho que o Instituto Paramitas e a Fundação Telefônica são a porta de entrada para que a gente possa modernizar cada vez mais as práticas pedagógicas de nossas escolas", enfatiza o secretário.

O Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) foi responsável pela mobilização dos docentes para a participação na formação. O diretor do Centro, professor Willams Santos, explica que as formações periódicas para o uso das maletas digitais são fundamentais.

"Temos novos professores na rede que, até então, não tiveram formação para uso dos equipamentos. Além disso, passamos por um período de pandemia que impediu que usássemos as maletas de forma mais constante.  Então, atualizamos o banco de dados, trouxemos  outras propostas pedagógicas também dentro do equipamento. Com o professor, a gente precisava estimular novamente o uso da maleta digital e, de 4 a 14 de outubro, teremos uma equipe nas escolas, passando de sala em sala, para fazer esse estímulo", destaca Willams.

O Insituto Paramitas é o responsável pela execução do projeto Aula Digital em Sergipe e também pela formação dos professores. A assistente de projetos do Instituto, Ana Sílvia Oliveira, conta que o material passou por atualizações para um melhor aproveitamento dos docentes e dos alunos.

"Fizemos um um processo de atualização dos equipamentos para o ano letivo de 2022 e os professores já podem podem utilizá-los com os alunos. A tecnologia é essencial e a pandemia nos trouxe diversos ensinamentos, como a importância do uso de equipamentos digitais e sobre a gente desenvolver nossas competências digitais também. Os professores e os alunos  já são extremamente tecnológicos, então, por que não trazer para a sala de aula? Nossa equipe está aqui disponível para acompanhar momentos de prática com eles, vamos visitar as escolas justamente nessa perspectiva de trazer o uso da tecnologia aliada ao plano de aula, aos conteúdos, ao currículo sergipano e à nossa BNCC, que traz a competência da cultura digital", frisa Ana Sílvia.

O diretor da Emef Presidente Vargas, Robson Santana, conta que a unidade fomentará o uso da maleta digital entre os professores, dada a importância de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

"Não tem como regredir agora em relação às questões tecnológicas. Temos que avançar nesse sentido. Nós estamos no mundo digital e as crianças já estão também tecnológicas. Então, nada melhor que uma formação para que os professores também compreendam e entendam que é necessário utilizar os estes recursos  nas escolas", ressalta o diretor.