Saúde de Aracaju participa de palestra sobre prevenção ao suicídio

Saúde
15/09/2022 18h00

Os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal Fernando Franco participaram, na última quinta-feira, 15, de palestra sobre prevenção e cuidados do suicídio. A iniciativa, que ocorreu na própria unidade, fez parte das ações da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e teve como finalidade atualizar e capacitar os profissionais para o atendimento a pacientes que acessam o serviço com sinais de sofrimento mental.

“Ações de educação em saúde são importantes para a valorização da vida e o tema abordado aqui reforça esse cuidado com a saúde mental, diante das nossas rotinas e, além disso, reflete na assistência aos usuários”, destaca a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Cláudia Pardo.

A palestra foi ministrada pelo médico em Psiquiatria e Saúde Mental, Dr. Danilton Cunha, que abordou a importância da boa condução do acolhimento.

“Pudemos discutir sobre como identificar os possíveis sinais de algum sofrimento mental, que muitas vezes não são evidentes em um primeiro momento. A partir desse entendimento e conscientização, a assistência pode ser conduzida de maneira ainda mais eficiente”, pontua o médico. 

Francielly Ferreira, responsável técnica da equipe de enfermagem do Fernando Franco, participou do encontro e falou sobre a experiência.

“Tudo o que foi dito aqui foi extremamente necessário, pois fala sobre o cuidar de si e do outro. Também saber identificar nos pacientes, sintomas que denotem um olhar diferenciado para o caso permite os encaminhamentos necessários para que eles sejam acolhidos pelos serviços de referência da rede”, conclui Francielly.

Rede de apoio

A SMS, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), desenvolve ações e serviços em saúde mental, com atendimentos em diversos níveis. O acesso começa a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através das quais os usuários são regulados e a depender do caso, são encaminhados para as unidades de referência em psicologia e psiquiatria.

Há, também, o serviço remoto de apoio psicológico, que está à disposição através do 0800 729 3534, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Para os casos crônicos, que necessitam de estratégias mais complexas, seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizam esse acolhimento.