Construção das UBSs Niceu Dantas e Elizabeth Pita assegura direito à saúde

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2022 10h33

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa, em ritmo acelerado, as obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Niceu Dantas, no Mosqueiro, e Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. Fruto de um investimento na ordem de R$ 2,3 milhões, as obras garantirão uma estrutura qualificada e segura, além de assegurar o direito à atenção primária à saúde, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na UBS Niceu Dantas, a Emurb está concluindo o revestimento cerâmico, a pintura interna e instalações elétricas. A implantação do piso de alta resistência e a cobertura do prédio já foram finalizados. Na UBS Elizabeth Pita, já foram finalizadas as fundações. Agora, a construção avança para a construção dos pilares e das paredes.

De acordo com a secretária municipal da saúde, Waneska Barbosa, esses investimentos são a comprovação de que o Município se preocupa com a população, ofertando não apenas os serviços de saúde, mas uma estrutura moderna e capaz de atender às demandas da comunidade.

“Temos investido na modernização de toda nossa rede de saúde, e isso inclui melhorias nos nossos equipamentos através de reformas e construções de novas Unidades Básicas de Saúde. Esse investimento beneficiará a comunidade do bairro Santa Maria, que terá uma unidade completamente nova, projetada para oferecer uma melhor estrutura para usuários e servidores, e os usuários da Zona de Expansão, que serão contemplados com a construção da UBS Niceu Dantas, unidade que foi demolida em 2015, pela gestão anterior”, aponta Waneska.

Conquista

A população elogiou o andamento das obras, como expressa a moradora do bairro Santa Maria, Raquel Gomez.

“Esta é uma grande conquista para o bairro. Todos aqui usam muito o outro posto de saúde da localidade. Acreditamos que, além de ficar lindo, teremos um atendimento ainda melhor do que o do outro, já que lá fica muito sobrecarregado, e isso está nos deixando ansiosos”, conta a moradora.

A estudante Maria Laís, também elogiou a futura sede da UBS Elizabeth Pita.

"Eu faço tratamento em outra UBS. É muito longe para ir a pé. Agora, no futuro próximo poderei vir aqui rapidinho. Além do mais, estou gostando muito da estrutura, ficará muito bonito", afirma Maria.

O vendedor Ginaldo de Oliveira diz estar muito satisfeito com o andamento da obra da UBS. Atualmente, ele frequenta a Celso Daniel.

"A obra está ficando muito bonita. É um ótimo investimento para a saúde pública", frisa Ginaldo.

Os moradores da Zona de Expansão também não pouparam elogios. Para garantir a assistência dos usuários vinculados à Niceu Dantas, os atendimentos estão sendo realizados em um imóvel alugado, até que a nova unidade seja entregue.

"Realmente, o nosso bairro precisa de uma UBS e, por isso, fico agradecida com o que está sendo feito, significa um serviço de mais qualidade para a população local, pois é triste quando a gente procura atendimento e não encontra. Com a construção dessa nova UBS está sendo dado início a uma nova fase na localidade”, disse a agricultora Maria José.  

A cuidadora Maria Valdenice também lembrou que a nova UBS vai desafogar as outras unidades. “Muitas vezes se precisa de mais leitos, por isso é importante este empreendimento até para não lotar os hospitais em momentos de crise”, destaca.

O comerciante Jeson Reis disse que a nova unidade será mais um reforço para que não faltem atendimentos médicos aos moradores. “Quanto mais unidades de atendimento melhor, pois assim não vão lotar as outras UBS e hospitais. Ainda ajuda a região do Mosqueiro”, considera Valdenice.