Prefeitura estreita relação com entidades filantrópicas conveniadas à Educação

Educação
19/09/2022 11h53

A Prefeitura de Aracaju tem estreitado o diálogo com as entidades filantrópicas conveniadas à Secretaria Municipal da Educação (Semed), a fim de alinhar as práticas da alimentação escolar. Esta é uma das iniciativas tomadas a partir das recomendações e orientações passadas pelos técnicos do Programa Nacional de Alimentos Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante visita que fizeram à rede municipal de ensino, no mês de agosto.

As recomendações são emanadas de resoluções e decretos que precisam ser seguidos e observados por todos aqueles que contam com verbas do FNDE, na aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Na última reunião com representantes das entidades filantrópicas, ocorrida no dia 16 de setembro, a Semed elencou as orientações passadas pelo PNAE.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, afirma que o foco inicial foi explicar cada orientação e instrumentos que regulam essa relação entre poder público municipal e entidades filantrópicas, discorrendo, por exemplo, sobre os tipos de alimentos que podem ser servidos, o que têm que ser utilizados com moderação e os que estão proibidos.

"Entendo que encontros assim se fazem necessários, também, para estreitar os laços entre a Semed e as instituições filantrópicas. A partir desse momento, e por orientação, inclusive, do PNAE, nossa equipe de técnicas em alimentação escolar vai intensificar as visitas nestas entidades para poder orientá-las e observar se as regras estão sendo cumpridas. Queremos continuar mantendo e fortalecendo ainda mais, a boa relação com essas organizações que são tão importantes e prestam tanta contribuição para a educação do nosso município", ressalta o secretário.

Segundo a coordenadora de alimentação escolar da Semed, Larissa Coelho, alguns procedimentos foram explicados para as instituições, para que tomassem ciência, por exemplo, do porquê alguns alimentos não estarem sendo enviados, como açúcar e biscoitos.

"Os representantes das entidades as quais conversamos receberam muito bem, e até celebraram, as recomendações passadas e este novo momento. Eles querem essas orientações por parte das nutricionistas. Nós vamos realizar visitas iniciais a cada local e identificar o que precisa ser feito agora ou a médio e longo prazo", explana Larissa. 

A diretora de Administração e Finanças da Educação de Aracaju, Kátia Regina Peret, pontua que o intuito agora é estabelecer e potencializar parcerias para que todos possam colher bons frutos. "Nós vamos exercer um trabalho junto à Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae). Assim como o FNDE nos atentou, trabalharemos no nosso papel fiscalizador para com as entidades filantrópicas e, além disso, teremos a posição de órgão orientador, visitando e orientando quanto o cardápio o preparo dos alimentos", expressa.