Guarda Municipal estimula a cultura e a cidadania através do teatro

Guarda Municipal
19/09/2022 15h52

O dia 19 de setembro é destinado a comemorar o Dia Nacional do Teatro. A data, criada através do projeto de lei n° 6.139/13, serve para homenagear os profissionais da manifestação artística que teve sua origem na Grécia Antiga.

Muito utilizado como forma de entretenimento, o teatro serve, também, como ferramenta de inclusão e formação. Seguindo essa premissa, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), vem atuando através do Programa Anjos Azuis, desde outubro de 2013, desenvolvendo apresentações teatrais voltadas para crianças, em especial, alunos da rede municipal de ensino. 

O teatro de fantoches do Programa Anjos Azuis é voltado para crianças de até 12 anos de idade com apresentações que exploram conteúdos interdisciplinares associados à cidadania, através de recursos lúdicos como teatro de fantoches e atividades de fixação (jogos educativos). Durante as apresentações são debatidos temas variados como trânsito, bullying, preservação do patrimônio público, inclusão social e violência de gênero, numa linguagem voltada, especificamente, para esse público. 

Somente de janeiro a agosto de 2022, o Programa Anjos Azuis apresentou seu teatro em 54 locais, alcançando um público estimado em mais de cinco mil pessoas na capital e no interior do estado. Alunos das redes municipal, estadual e particular, além de crianças atendidas por projetos sociais e outros.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, afirma que o alcance do trabalho que é desenvolvido pelos guardiões que compõem o programa não pode ser calculado, pois as crianças que assistem as apresentações do teatro compartilham o conhecimento, gerando um ciclo de divulgação de boas práticas. 

"O teatro de fantoches tem se mostrado um excelente método de conscientização das crianças que se tornam multiplicadoras do conhecimento junto a outras crianças, mas, principalmente, junto aos seus pais quando retornam ao ambiente familiar, após as aulas. O conteúdo que elas aprendem de forma lúdica é compartilhado em casa, desta forma a mensagem alcança um público que nós não conseguimos mensurar", destaca o diretor. 

A guarda municipal de segunda classe Aracelly Matos coordena o programa desde setembro de 2021 e destaca o importante papel social que o programa desempenha junto à população. "É um projeto que, por meio de ações de caráter educativo e lúdico, busca auxiliar na formação cidadã de crianças e adolescentes, com vistas à promoção da cultura de paz. Uma das principais ações do Anjos Azuis é a aproximação entre a instituição Guarda Municipal e a comunidade, buscando, sobretudo, a desconstrução da imagem repressora do agente de segurança pública, trazendo o reconhecimento da população como agentes de cidadania. O Programa, com suas apresentações teatrais e demais atividades, estimula a reflexão do público sobre suas escolhas pessoais, seu papel no ambiente escolar, familiar e social", afirma.