Prefeitura atualiza médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária

Saúde
19/09/2022 16h29

Com o objetivo de qualificar os serviços prestados por médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária (Reap), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com uma série de atualizações profissionais sobre o exame do pé diabético e a base teórica e práticas de insulinoterapia, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

De acordo com a técnica de doenças crônicas não transmissíveis, Vanessa Barreto, esta atualização serve para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos profissionais, e foi iniciada no dia 12 e seguiu no dia 14 deste mês, onde foram debatidos assuntos relacionados ao exame do pé diabético. 

“Esta atualização e formação sobre o pé diabético foi de extrema importância para os profissionais da Atenção Primária. Primeiro porque essa ação faz parte das atribuições dos mesmos e, segundo, porque quando esse atendimento é negligenciado ou esquecido traz muitos prejuízos para o paciente e para o sistema de saúde. Portanto, acho indispensável abrir esse espaço para aquisição de conhecimento científico”, explica Vanessa. 

Fluxo de atendimento

Em Aracaju, o acolhimento das pessoas com suspeita e confirmação de diabetes é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Cada UBS conta com uma equipe de profissionais, entre médicos e enfermeiros, aptos a acolher essas pessoas. 

“Nas Unidades, as equipes verificam se os usuários precisam ser encaminhados para o tratamento e, nos casos de maior complexidade, os pacientes são encaminhados para o setor de endocrinologia do Cemar, no bairro Siqueira Campos, por meio da regulação da Secretaria. Eles recebem, também, atendimento no ambulatório de feridas e avaliação do pé diabético. Os critérios para esse encaminhamento correspondem aos pacientes com complicações renais, na visão, bem como casos onde o paciente possui outras alterações além do diabetes”, orienta a enfermeira Lena Ferreira.

A formação será finalizada no próximo dia 21, debatendo sobre a base teórica e a prática de insulinoterapia, pois a identificação e o tratamento precoce do diabetes são as principais estratégias para combater a doença.