Educação e esporte: Emef Manoel Bonfim realiza Jogos Internos 2022

Educação
19/09/2022 19h45

Na tarde desta segunda-feira, 19, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, localizada no bairro Bugio, realizou a abertura dos Jogos Internos 2022. O evento, que começa na terça, 20, e segue até o dia 23, contou com desfile das equipes, execução do Hino Nacional e diversas apresentações, como a dos alunos do projeto 'Família Handebol', promovido pela unidade de ensino. 

Os Jogos abrangem várias modalidades esportivas que serão apresentadas ou disputadas pelos alunos da Emef, como o Futsal, Handebol, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Queimado, Cabo de Guerra, competição de jogos eletrônicos e outras. A coordenadora pedagógica da escola, Nivalda dos Santos, explica que o principal intuito é realizar a seleção dos estudantes que irão participar dos próximos jogos municipais realizados pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em novembro. Além disso, é pretendido integrar as turmas e incentivá-las a participar de atividades esportivas.

"Queremos todas as turmas participando, para estimulá-los e proporcionarmos a prática das atividades físicas através da vivência dos jogos populares e das competições esportivas. Pensamos em uma dinâmica dos jogos de maneira que não prejudique o processo de aprendizagem dos conteúdos pedagógicos dos alunos. Cada um virá no seu turno e terão aula em sala, só depois, as turmas que estão competindo vão para a quadra. É importante, também, contar com a presença da torcida, é mais um estímulo", detalha a coordenadora.

A programação do evento e todos os detalhes foram pensados e desenvolvidos pelos docentes de Educação Física da unidade de ensino. O professor Newton Carlos conta que os alunos estão entusiasmados com os Jogos.  "Há duas semanas que os alunos estão engajados em fazer fardamentos, placas e ensaiam a coreografia para a abertura do evento. Este ano, ofereceremos uma modalidade nova, que são os jogos eletrônicos. Conseguimos uma parceria com a Federação Sergipana de Jogos Eletrônicos (FSJE) e eles irão levar aparelhos para competições nesta modalidade. Também faz parte da nossa seletiva para os jogos municipais", relata.