Semed dá continuidade à formação para professores de Ensino Fundamental

Educação
20/09/2022 13h43

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando formação continuada para professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da rede, com participação de formadores do programa Educar pra Valer. A ação segue até o dia 23 de setembro. 

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Patrícia Tavares da Cruz, o momento foi personalizado de acordo com as atuais necessidades dos educadores. “As ações da formação foram organizadas consoante demandas específicas dos professores por ano/série. Desta forma, a Semed busca garantir a participação do maior número possível de docentes nas reflexões didático-pedagógicas fundamentadas na realidade do cotidiano da sala de aula e nos dados extraídos das avaliações organizadas pela Secretaria, as quais mapearam o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática e leitura", ressalta. 

A formação está sendo realizada no espaço do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe) e é fruto da parceria da Semed com a Associação Bem Comum (ABC). O programa Educar pra Valer, da ABC, atua com o objetivo de auxiliar na melhoria do rendimento dos alunos das redes municipais de ensino de diferentes cidades do país e vem trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Aracaju. 

“Esse período de troca de conhecimento é de suma importância, pois vai preparar os docentes para o exercício frente aos desafios dentro da sala de aula, aprimorando o processo de formação deles. Nós, do Pra Valer, esperamos que estas formações reflitam em bons resultados nas avaliações diagnósticas dos alunos ao final do ano”, afirma a formadora Gisane Monteiro de Andrade. 

“O evento é muito importante para os docentes da nossa rede, pois, além de permitir a capacitação permanente e necessária para o professor, a formação proporciona um momento de trocas de experiências entre os pares. Esta formação está sendo ministrada pela Lyceum Consultoria Educacional e conta com a participação dos formadores da COEF”, conclui Patrícia Tavares.