Prefeitura garante tratamentos de reabilitação às pessoas com deficiência física e intelectual

Saúde
20/09/2022 15h38

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado, anualmente, em 21 de setembro, serve como ponto de reflexão sobre os direitos conquistados ao longo do tempo por esse público. Na capital sergipana, por intermédio dos Centros Especializados em Reabilitação (CER II), conveniados ou gerido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta atendimento e assistência à saúde às pessoas com deficiência física e intelectual.

De acordo com a coordenadora do CER II, Sony Petris, a SMS disponibiliza para a reabilitação, profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem, e consultas com médicos neurologistas e ortopedistas.
“Os Centros, divididos em CER II Ciras, CER II Apae e CER II Siqueira Campos, prestam atendimentos nas modalidades de deficiência, física, intelectual e de transtorno do espectro autista, promovendo políticas públicas para pessoas com deficiência de Aracaju e também do interior do estado conforme sistema de regulação da SMS, para triagem e acompanhamento. Os CER II Ciras e Apae são conveniados com o município para prestarem assistência à população”, explica Sony.

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos serviços nos Centros, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou do atendimento Hospitalar.

“Uma vez feito o encaminhamento, ele passa por uma triagem para que a consulta com os especialistas seja marcada e, a partir dos diagnósticos, sejam realizadas as sessões necessárias para o processo de reabilitação. As triagens e avaliações são realizadas semanalmente e, a partir delas, são traçados os planos de cuidados específicos para cada caso”, enfatiza.