Aracaju é 2ª capital do Brasil com maior crescimento do IDEB

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2022 12h19

A rede municipal de ensino de Aracaju deu um novo salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da aprendizagem nas escolas brasileiras. De acordo com o último levantamento, correspondente ao ano de 2021, realizado pelo Ministério da Educação, a capital sergipana alcançou a média 5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°) e 4,4 nos anos finais (6º ao 9º). Nos dois casos, houve crescimento em comparação a 2019. Com isso, Aracaju assumiu a 2ª posição no ranking nacional das capitais que apresentaram aumento no Ideb. Os dados foram divulgados, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

“Desde que retornamos à Prefeitura, em 2017, assumimos o compromisso de melhorar a educação do nosso município e temos trabalhado diuturnamente para atingir este objetivo. E estes resultados mostram que é possível fazer uma educação de qualidade, apesar das dificuldades. Mais ainda: mostram a importância do planejamento, pois seguimos aquilo que definimos, mesmo diante das incompreensões. Estamos conseguindo alcançar os objetivos que estabelecemos, mesmo diante de uma situação extremamente complexa e atípica, que foi a pandemia. Por isso, é preciso comemorar os resultados do Ideb. Especialmente porque, nacionalmente, fomos a segunda capital que mais cresceu”, destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou que, durante a atual gestão, a educação municipal tem acumulado resultados positivos, apresentando uma crescente evolução desde 2015, quando registrava 4,4 no Ideb. Nos anos iniciais, segundo os indicadores, o desempenho foi de 0,6 pontos e nos anos finais saltou de 3,4 para 4,4. “Isso me deixa muito feliz e orgulhoso porque é uma grande vitória. Principalmente porque reflete os investimentos que estamos fazendo para a melhoria das estruturas das escolas, para a formação dos professores. Então, é motivo de grande felicidade porque, pela primeira vez, a capital sergipana registra quatro anos consecutivos de crescimento no Ideb”, reforçou o gestor.

Edvaldo enfatizou também os desafios que serão enfrentados nos próximos dois anos na Educação municipal, em virtude da pandemia, mas ressaltou os esforços que serão empreendidos para que o município “apresente resultados cada vez melhores”. “Mesmo com o crescimento do Ideb, nós sabemos que é preciso avançar, de forma muito intensa, nos próximos dois anos, para que possamos crescer ainda mais. Todos os nossos investimentos serão intensificados para garantir a educação de qualidade em nossa rede. É preciso investir na estrutura, o que já fizemos na maioria das escolas, mas é preciso, mais ainda, que os alunos saiam da escola sabendo ler e escrever, com um nível de aprendizagem cada vez mais elevado, para que tenham a possibilidade de crescer na vida”, afirmou.

Estratégias

Para que a Educação de Aracaju pudesse alcançar este saldo positivo, diversas estratégias foram traçadas pelo município para manter a qualidade da aprendizagem durante a pandemia, quando foi necessária a implantação do ensino remoto. Neste período, entre as ações implementadas estiveram a entrega de material pedagógico impresso; a criação do portal “A escola vai até você”; a exibição de vídeo aulas, diariamente, pela TV Câmara; a oferta de reforço escolar, na modalidade remota; a distribuição de kits de alimentação para todos os alunos matriculados na rede municipal; além da criação do programa “Professores On”, para a atualização de equipamentos tecnológicos dos professores do município.

Além disso, para o pós-pandemia, também foram adotadas medidas diferenciadas para o retorno das aulas presenciais, como a realização de busca ativa, recomposição da aprendizagem, avaliação diagnóstica, formação continuada de professores, elaboração de material de apoio especializado, oferta de reforço escolar e de tutoria pedagógica, além da criação de laboratórios de ciências e matemática.

“A Educação de Aracaju, como outras áreas da gestão, é feita a partir do Planejamento Estratégico. Então, nesse planejamento, já temos os objetivos que queremos alcançar a cada ano e a cada biênio, que é o caso do Ideb. Durante o período da pandemia, tivemos que nos moldar para garantir a aprendizagem dos nossos alunos nas escolas. Obviamente que esse esforço da Secretaria, dos técnicos, professores e das famílias dos alunos, refletiram nesses dados. O Ideb é importante para a rede porque, através dele, somos capazes de diagnosticar a situação que temos hoje no município. E, por conta disso, já temos traçado uma série de ações para verificar como anda a evolução da aprendizagem dos nossos estudantes, capacitar os nossos professores e, ao final deste ano, poder chamar a sociedade para mostrar que conseguimos mitigar os efeitos da pandemia. Acreditamos que o município continuará em trajetória ascendente”, detalhou o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Avaliação

Para que o dado do Ideb seja contabilizado, as escolas precisam registrar mais de 80% de frequência na prova Saeb. O ano de 2021 foi aquele em que mais escolas da rede municipal de Aracaju tiveram seus dados registrados: 39 de um total de 42. Destas unidades de ensino, 18 tiveram um desempenho igual dayou superior a 5,0. Entre as escolas que se destacaram estão as EMEFs Ágape, Oscar Nascimento, Bebé Tiúba, Anísio Teixeira, Carvalho Neto, Papa João Paulo II, Sabino Ribeiro, Professora Núbia Marques, Professora Rachel Cortes Rollemberg e Nossa Senhora Aparecida.

“Muitos processos foram instituídos durante a pandemia para fortalecer o vínculo entre as crianças e adolescentes, no processo de aprendizagem, com as instituições educativas, a partir das suas famílias. E uma das que constatamos foi a distribuição dos kits de alimentação. Foi, justamente, durante a distribuição dos kits, que as famílias passaram a buscar os materiais didáticos, se conectando com os professores. Vários professores da rede, inclusive, criaram encontros com os alunos para entregar os materiais, fortalecendo esses vínculos para que as crianças permanecessem ligadas ao processo de estudo. Foi um dos pontos importantes para garantir a conexão das crianças e das famílias  com a escola”, destacou a professora Núbia Lira, que integra o Conselho Municipal da Educação de Aracaju.