Semana da Acessibilidade: Prefeitura e Conselho realizam entrega do Troféu Pipiri

Assistência Social e Cidadania
21/09/2022 18h50

Nesta quarta-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Diretoria de Direitos Humanos (DDH), da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), deu início à "XIV Semana da Acessibilidade" que, neste ano, traz como tema “Direitos e Igualdade”.

Para dar início à programação que se estenderá até o dia 23, sexta-feira, foi realizada, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE), situado na região central da cidade, a entrega da 14ª edição do “Troféu Pipiri – Gente que Faz a Diferença”, símbolo de reconhecimento e homenagem a cidadãos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na capital sergipana.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, o evento oportuniza a discussão sobre os desafios e avanços e destaca a ampliação das ações municipais previstas pela atual gestão para pessoas com deficiência em Aracaju.

“É uma semana na qual intensificamos nossas ações e discutimos os desafios e avanços. Dentro do nosso planejamento estratégico, existe a construção intersetorial de um plano municipal decenal dos direitos humanos, no qual já iniciaremos no mês de outubro, a formação da comissão, que será composta por grupos em situação de vulnerabilidade social, ao lado de pessoas com deficiência, para a promoção de políticas voltadas a esse segmento”, destaca Simone.

Para a presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcellos, o evento objetiva conscientizar à população sobre a luta das pessoas com deficiência por inclusão social.

“A Semana da Acessibilidade é um evento realizado todos os anos e conta com uma vasta programação para chamar a atenção da sociedade sobre a luta pela inclusão social das pessoas com deficiência nas políticas públicas. Neste primeiro dia, homenageamos aqueles que batalham, diariamente, pela garantia dos direitos e pela qualidade de vida do público e reconhecemos a importância desses cidadãos que junto a nós, atuam pela inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na capital”, salienta Natália.

Parceria

De acordo com a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SE, conselheira titular do CMDPcD de Aracaju, Sheila Christine Santos, o intuito é unir agentes que atuam em prol das pessoas com deficiência, o que resulta em ganhos positivos.

“Quando iniciamos a programação do Setembro Verde, campanha já prevista pelo Conselho Federal da OAB, em reunião no Conselho, também houve essa mobilização para organizar um evento com a mesma temática, então, entendemos que fazer a Semana da Acessibilidade em parceria traria ganho para todos. Nosso objetivo é que trabalhemos todos juntos para nos unirmos e somarmos forças para o bem comum a todos”, destaca a presidente.

Homenageados

O total de oito pessoas foram homenageadas com e entrega do troféu, dentre eles o apresentador do Programa “Inove Notícias” na Rádio Cultura de Sergipe, Kleber Alves, que possui o quadro “Sergipe Inclusivo”. É o único programa no rádio sergipano que oferece espaço para PCDs.

“Hoje, também comemoramos o Dia do Radialista, o que torna o dia ainda mais especial. A Prefeitura, por meio da Assistência Social, e Conselho Municipal, junto às outras instituições, está de parabéns. É muito gratificante receber esse reconhecimento de pessoas que tentam a inclusão todos os tempos e é isso que fazemos no quadro, no qual abrimos um espaço de 30 minutos, tentando minimizar um pouco o sofrimento deles e trazendo oportunidades”, conta Kleber.

A professora da rede estadual de ensino, presidente da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), Suely Maria Magalhães Moura Rodrigues, é mãe de um casal de filhos com Síndrome de Down, o que a levou a realizar cursos especializados na área de PCDs, além de se inteirar na defesa da inclusão das pessoas com deficiência.

“Me sinto muito feliz. Quando temos um filho com deficiência, renascemos para o mundo, e participar dessa luta que não é só da pessoa com deficiência, é gratificante. Agradeço a todos e às pessoas da instituição que lutam pelos direitos, especificamente das pessoas com Síndrome de Down. Muito obrigada”, agradece Suely.

Além deles, foram homenageados: o médico ortopedista José Alves do Nascimento Filho, que atua no Centro Especializado em Reabilitação (CER II); a coordenadora administrativa do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Tipo II Rosa Azul, do Centro de Integração Raio do Sol (Ciras), Josilda Moura Rollemberg; o advogado e professor das redes municipal e estadual de ensino, Helon Belmiro Sampaio Bacellar, que exerce a advocacia com foco na inclusão de pessoas com deficiência; a administradora do grupo “Mães que Lutam” de apoio e inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Amanda Laís; o especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais, Thadeu Roriz; além da homenagem póstuma a Sueli dos Santos Cunha, entregue ao viúvo Adriano Matias da Rocha.

Programação

Na noite desta quarta-feira, 21, é promovida a “XIV Mostra de Artes sem Barreiras – Concerto pela Vida III”, no Teatro Atheneu, localizado no bairro São José. O evento celebra as manifestações artísticas protagonizadas por pessoas com deficiência com apresentações musicais e culturais realizado pela Federação Nacional de Arte Albertina Brasil em parceria com a Associação Luz do Sol de Sergipe e a Companhia de Dança em Cadeiras de Rodas Loucurarte.

Nesta quinta-feira, 22, a programação inicia às 9h no auditório da CAA/SE e segue até às 17h com ciclo de palestras e debates sobre temas como “Inclusão pelo trabalho”; “Inclusão pelo esporte”; “Inclusão pelo turismo e lazer”; e “Inclusão pelas tecnologias assistivas”.

Um ato será realizado na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju na sexta-feira, 23, com panfletagem, apresentações culturais promovidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e por alunos do Conservatório de Música do Estado de Sergipe, além de apresentação musical com o cantor Victor Sertanejo.

Sobre “Pipiri”

A premiação leva o nome de Pipiri em homenagem a Humberto Santos, um artista popular, poeta, nascido em Penedo (AL), na década de 1930, e que veio muito cedo para Sergipe. “Pipiri”, como era conhecido, possuía deficiência intelectual e, ainda jovem, foi aposentado sob a justificativa de ser "débil mental". Devido a todo processo de discriminação e preconceito que sofreu, acabou entrando no alcoolismo.

Humberto Santos ficou conhecido como "Boca do Inferno Sergipano", numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois usava a sátira em suas poesias, para criticar a sociedade e a política sergipana.

Considerado o "Maluco de Deus", por crianças e adolescentes, Pipiri se dedicou também à realização de shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas.