Aracaju inicia campanha antirrábica em outubro, dia 10

Saúde
23/09/2022 12h16

No dia 10 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará mais uma campanha antirrábica que seguirá até o dia 4 de novembro, com o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. Com isso, o município busca evitar a transmissão para os seres humanos, uma vez que cães e gatos são as principais fontes de infecção do vírus.

 A meta da Secretaria é vacinar 80% dos animais, o que corresponde a 45.661 animais do total de 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos. De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, a campanha iniciará com postos volantes na zona de expansão.

“De 10 a 20 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão com os postos volantes, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo”, explica Marina Sena.

Próximas fases

A SMS disponibilizará em pontos estratégicos da cidade diversos pontos fixos, onde as pessoas poderão levar seus pets para imunização contra a raiva. A programação será divulgada, mas as ações ocorrerão sempre aos sábados, nos dias 15 e 22 de outubro e 5 de novembro

“Além disso, estamos organizando dois pontos para disponibilizamos o sistema drive-thru, um na Zona Norte, de 31 de outubro a 4 de novembro, e outro na Zona Sul, de 24 a 28 de setembro. O acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta e a pé, e assim que os locais e horários de funcionamento forem definidos, divulgaremos para toda população”, reforça Marina.

A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, uma doença grave que leva sempre ao óbito no caso dos animais e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas. Podem ser imunizados os animais com idade a partir de três meses de vida, para fazer uso do serviço, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. 

Programação dos Postos Volantes

10/10 – Aruana, Chácaras da Aroeira, 3 porquinhos, Guaxuma, loteamento Parque dos Coqueirais, Cajueiro, Povoado Aloque, Invasão depois do Paraíso do Sul e Robalo;
11/10 – Povoado São José, Loteamento Parque Coqueirais, Cajueiro, Avenida Dr. Walter Bastos e Robalo;
13/10 – Areia Branca e Várzea Grande;
14/10 – Escurial, Chácaras do Loteamento Taubaté, Malvinas, gameleira e Suiça;
17/10 – Loteamento Matapuã, Mosqueiro, Largo da Aparecida (Jabutiana) e Loteamento RGA;
18/10 – Loteamento Senhor do Bonfim, Sítios e Chácaras, 
19/10 – Ponta da Asa, residencial Conjunto Novo e estrada da lixeira, bairro Capucho avenida Marechal Rondon e margens do Rio Poxim;
20/10 - Repescagem