Saúde de Aracaju leva ações do Setembro Amarelo ao bairro Soledade

Saúde
23/09/2022 14h53

Em continuidade às atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta sexta-feira, 23, uma ação com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade.
 
Foi uma atividade de conscientização sobre a prática de cuidar de si, de ser mais proativo e de identificar necessidades que contribuam para a sua própria qualidade de vida. Deixando claro que, havendo necessidade, as pessoas devem buscar ajuda de um profissional quando necessário, pois estar saudável é manter o equilíbrio entre saúde física, mental e os aspectos sociais. 

De acordo com a psicóloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Hardmam, Roberta Carvalho Dantas, a ideia foi fazer um bate-papo com os estudantes sobre o autocuidado em Saúde Mental, pois a prevenção é o fator mais importante.

“Estamos trabalhando uma roda de bate papo, e vamos discutir sobreo autocuidado em saúde mental, e vamos exibir uma filme, com uma dinâmica sobre o modo com que as pessoas consigam falar e expressar os seus sentimentos porque é importante as pessoas falarem o que sentem. Nas Unidades de Saúde e nos estabelecimentos escolares, buscamos sempre ouvir e ajudar a população”, enfatiza a profissional.

Exibição de filme

Foi exibido na ação o filme “Divertidamente” e, em seguida, realizado um debate sobre o assunto exibido, relatando a emoção dos alunos, dos conceitos e da troca de conhecimentos.

A estagiária do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Elizangela Santos, que idealizou o evento e foi supervisionada pala Assistente Social da UBS, Anabela Santana, reforçou a importância da iniciativa como instrumento de prevenção.

“A ideia foi fazer um evento para chamar a atenção da nossa comunidade com o apoio dos profissionais e dos usuários da Unidade. A comunidade é carente e o nosso papel é de cuidado, prevenção e principalmente, de acolhimento aos usuários”, salienta.