Aluna da Estação Cidadania representará Sergipe em competições nacionais de atletismo

Juventude e Esporte
23/09/2022 14h43

Em meio ao asfalto azul e emborrachado da pista de atletismo da Estação Cidadania - Esporte "Radialista Carlos Magno", tem brotado promessas no esporte aracajuano. Uma delas tem o sorriso de apertar olhos e passos rápidos, que percorrem um percurso de 80 metros com barreiras em apenas 14.9s e faz pensar, quem a assiste admirado, ser fácil flutuar sobre oito obstáculos.

Ela se chama Yasmin Vieira, de 14 anos, moradora do bairro Bugio, zona Oeste de Aracaju, atleta de atletismo há apenas cinco meses, mas que já tem construído um cenário de vitória e esperança, para a capital e para o estado de Sergipe.

"Espero ir muito longe. O quanto eu conseguir, está ótimo, mas eu estou sempre dando o meu máximo para conseguir bons resultados”, relata a jovem de forma confiante.

A história de Yasmin no atletismo iniciou de uma forma despropositada. Enquanto treinava futsal na Estação Cidadania, o professor de atletismo, Ozias Pontes, percebendo sua agilidade dentro da quadra, a convidou experimentar a modalidade.

“Meu treinador, Ozias, perguntou se eu gostava de correr, eu falei que gostava. Ele fez um teste comigo e até hoje estou treinando aqui. A rotina de treinos está corrida, tem que acordar cedo e, quando chego, tenho que me arrumar rápido para ir à escola, mas estou gostando”, ressaltou a atleta.

No currículo, ela conta com vitórias importantes, a exemplo das medalhas de ouro nos 80 metros com barreiras e no salto em altura, conquistadas nos Jogos Escolares Sergipanos e no Campeonato Sergipano Loterias da Caixa de atletismo Sub 16. 

De acordo com o treinador de atletismo da Estação Cidadania, Ozias Pontes, as conquistas da atleta são fruto de muito empenho e responsabilidade. “Yasmin é muito dedicada. Ela procura seguir a ordem certinha dos treinos e cumpre bem à risca. Isso tem ajudado a confiança que ela deposita em nós, treinadores, mas também traz para ela um melhor desempenho dentro da pista, onde ela consegue melhorar os resultados e isso está trazendo para ela outras oportunidades”, ressalta.

Os resultados positivos de Yasmin possibilitaram a sua classificação tanto para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que acontecerão em novembro, no Rio de Janeiro, quanto para a etapa Norte e Nordeste do Campeonato Loterias Caixa de Atletismo, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro, em Fortaleza/CE. Além dessas competições, entre os dias 14 e 16 de outubro a aluna da Estação estará em Timbó, Santa Catarina, para participar do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub 16, representando o Cotinguiba de Sergipe. 

Orgulho para a família

Yasmin é a segunda filha entre os três da vendedora Maria José Vieira, de 35 anos, e do produtor de eventos Robespierre Farias, de 38 anos, que sempre a incentivam nos projetos que busca desenvolver, inclusive, quando ela decidiu praticar uma modalidade esportiva na Estação Cidadania. O comportamento que a atleta expressa nos treinos e nas competições é reflexo de como ela é em casa: uma menina disciplinada e organizada. 

“Nunca tive nenhum tipo de problema com Yasmin em relação a nada. Ela sempre foi uma menina muito tranquila e disciplinada com os afazeres, estudiosa, muito organizada, que está sempre disponível no que a gente precisa”, destaca a vendedora.

A atleta concilia a prática do atletismo, realizando os treinos no turno da manhã, com as aulas do 8º ano do ensino fundamental, no período da tarde. Diante do empenho da filha, Maria Vieira ressalta a felicidade de vê-la tendo oportunidades para alcançar aquilo que almeja. 

“Meu sonho é que ela realize os sonhos dela e, no que depender de mim e do pai, estamos aqui para incentivar que ela cresça, se profissionalize e represente o nosso estado”, e completa destacando a gratidão que sente por ter no seu bairro um espaço como a Estação Cidadania para que crianças e jovens possam praticar esporte. “Sem essa estrutura a gente não conseguiria o que estamos conseguindo hoje, porque ela tem todo apoio aqui”, finaliza.

Espaço de oportunidades

Na Estação Cidadania circulam cerca de mil pessoas semanalmente, de crianças a idosos, que têm a possibilidade de praticar, pelos menos, uma das mais de dez modalidades ofertadas: atletismo, futsal, basquetebol, badminton, parabadminton, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, dança, funcional, muay thai, jiu-jitsu e capoeira, todas elas acompanhadas por uma equipe que é composta por 37 profissionais.

De acordo com o secretário da Juventude e o do Esporte de Aracaju, Sérgio Thiessen, a Estação Cidadania é um dos grandes marcos da atual gestão municipal, pois tem transformado a realidade do Bugio e de suas áreas próximas, sendo um exemplo prático de que, quando se oferece condições com recurso de materiais, estrutura física e recursos humanos, a sociedade pode ser transformada. "Lá, nós temos vários projetos voltados para a inclusão social, promoção à saúde e prevenção de doenças através da prática esportiva”.

O espaço cumpre não só o papel de ser a casa de grandes eventos esportivos da capital, realizados ou apoiados pela Prefeitura de Aracaju, mas também o lugar que tem revelado promessas para o esporte sergipano. 

Por isso, o secretário ressalta o orgulho que sente ao ver alunos da Estação Cidadania ganhando destaque, participando de competições a nível estadual e nacional.

“Fica até difícil de expressar em palavras a alegria que sentimos com essas pérolas surgindo na Estação, como é a Yasmin, como tem outros atletas. Um trabalho muito bonito dos nossos profissionais, mudando a realidade social dessas crianças, que, ao ser percebido o potencial, foram trabalhadas em tão pouco tempo e já estão se destacando. É por isso que a Prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, tem se dedicado arduamente para democratizar o esporte cada vez mais”, finaliza orgulhoso Sérgio Thiessen.