Prefeitura reforça orientações sobre o combate ao Aedes aegypti

Saúde
23/09/2022 15h50

Os dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, divulgado em setembro de 2022, mostraram que Aracaju apresentou redução de 35% na infestação, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça orientações sobre o combate ao mosquito.

De acordo com o LIRAa, os reservatórios de água, como lavanderias e tonéis continuam sendo os criadouros mais importantes, apresentando um aumento de 26%, em relação a julho de 2022. O gerente do Programa de Combate ao Aedes da SMS, Jeferson Santana, enfatiza que a colaboração da população é primordial.

“A comunidade é uma peça fundamental nesse processo. Precisamos que as pessoas observem suas casas, seus quintais e, se for armazenar água em lavanderias, caixas d'água, tonéis, que mantenha esses depósitos bem tampados e façam a limpeza, pelo menos uma vez por semana. Outras práticas são importantes como utilizar areia nos pratinhos das plantas; observar em ralos e outros objetos que possam acumular água; descartar o lixo de maneira errada ou acumular pneus e garrafas, pois podem acumular água e se tornar um criadouro”, orienta Jeferson.

Ações

Para intensificar o combate, a Prefeitura de Aracaju mantém ações, em parceria com secretarias municipais, com visitas domiciliares em pontos estratégicos, mutirões com limpeza de ruas e terrenos, recolhimento de pneus, aplicação de fumacê costal e inseticidas.

De janeiro a agosto deste ano, mais de 500 mil imóveis foram visitados pelos agentes de combate às endemias. No mesmo período, 107 localidades foram contempladas pela aplicação do fumacê costal, totalizando 1.633 quarteirões, alcançando um total de 159.754 imóveis.

Cronograma do fumacê

A aplicação do fumacê costal nos bairros também possui um cronograma semanal e ocorre de acordo com o levantamento dos casos notificados e a aplicação ocorre entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

Na próxima segunda-feira, 26, o fumacê será aplicado no bairro Farolândia e, no dia 27, no bairro Suissa. No dia 28, a equipe estará no Luzia e, no dia 22, no bairro José Conrado de Araújo.