XIV Semana da Acessibilidade é encerrada com ato na praça entre os mercados centrais

Assistência Social e Cidadania
23/09/2022 15h46

Para encerrar o último dia da XIV Semana da Acessibilidade, que, neste anon trouxe como tema “Direitos e Igualdade”, nesta sexta-feira, 23, a Praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, foi o palco de apresentações musicais e culturais protagonizadas por pessoas com deficiência (PcDs).

O evento acontece todos os anos sendo realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Diretoria de Direitos Humanos (DDH), da Secretaria Municipal da Assistência Social, e a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

De acordo com a presidente interina do CMDPcD, Natália Vasconcellos, a programação foi distribuída em três dias com a entrega do “Troféu Pipiri – Gente que Faz a Diferença”, homenagem simbólica de reconhecimento a cidadãos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência na capital sergipana, palestras, debates, encerrando com o ato no ponto turístico da cidade.

“Foram dias muito representativos nos quais conseguimos chamar a atenção da sociedade para as pessoas com deficiência. Tivemos uma boa adesão de órgãos da sociedade civil e cidadãos que se juntaram à nossa luta por mais visibilidade, mais respeito e inclusão social. Neste último dia, aproveitamos o espaço de grande circulação de pessoas para também distribuirmos panfletos informativos sobre o papel do Conselho e divulgação dos serviços especializados ao público com deficiência”, destaca Natália. 

A apresentação cultural e musical foi abrilhantada pela quadrilha “Luar do Sertão”, do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), por alunos do Conservatório de Música do Estado de Sergipe e do cantor Victor Sertanejo, além da exposição artística feita pelos assistidos do Ciras, atrações que chamaram a atenção de quem passava pelo local.

O membro do CMDPcD de Aracaju, Hugo Déda, possui deficiência auditiva e participa da Semana da Acessibilidade há cinco anos. Para ele, o evento possibilita a conscientização. “É de extrema importância porque é uma forma da gente conscientizar a sociedade porque pessoas com deficiência têm direitos por igualdade e estamos sempre buscando mostrar que o público possui o seu espaço”, considera. 

A assistente social e coordenadora do setor de jovens e adultos do Ciras, Suene Dias, participou de todas as ações previstas. 

“Considero a Semana da Acessibilidade ser de fundamental importância, não que a nossa luta não seja diária, mas, durante a semana alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, para as pessoas que estão engajadas nesse processo da garantia dos direitos e melhoria da qualidade de vida, é muito representativo”, pontua Suene.

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SE convidou os alunos da Escola Municipal Profª Joaquina de Souza, localizada no município de Estância, para prestigiar o evento. O aluno do 6º ano, Deivid Rodrigues, possui deficiência monocular e enxerga apenas com o olho direito.  

“Algumas pessoas nem se importam, mas outras se importam. Gostaria que as pessoas tivessem mais respeito. Achei o dia de hoje divertido e legal”, conta Joaquina.

Apoio

O evento contou com o auxílio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimentos (Direpa), vinculada à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).