Ecopontos têm papel relevante para desenvolvimento sustentável da capital

Agência Aracaju de Notícias
23/09/2022 15h51

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), criou as Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos) com o intuito de reduzir os resíduos descartados de forma irregular. Os ecopontos foram projetados e construídos em locais estratégicos para atender todas as regiões da cidade, de forma a facilitar o recebimento dos resíduos, eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a população.

Disponibilizados para os moradores de forma gratuita, os pontos de coleta seletiva recolhem pequenas quantidades de lixo gerados nos lares (como vidro, ferro, papelão, materiais de construção civil, resíduos eletrônicos), tendo um descarte de forma consciente. A instalação de ecopontos integra o Planejamento Estratégico da administração e contempla o projeto P15, que tem por objetivo assegurar o manejo e o tratamento sustentável dos resíduos sólidos da capital.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, os ecopontos cumprem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Têm como papel principal criar um ponto de referência de entrega voluntária de resíduos sólidos. Esses locais estão consolidados e disponíveis para a população e conta com a segregação dos resíduos recicláveis e de construção civil, destinando-os para as devidas unidades de recebimento. Desta forma, conseguimos evitar eventuais problemas causados pela destinação incorreta de lixo, como enchentes, por exemplo”, pontua.

Ao todo, já existem seis ecopontos espalhados pela cidade, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h: Bairro Industrial, localizado na esquina com a Rua Julieta Pereira Alves, Av. Confiança; Coroa do Meio, na rua. Jornalista João B. de Santanna, 2618;  Santos Dumont, na rua Jane Bonfim; 17 de Março, na rua Ver. Manoel Nunes Resende; Inácio Barbosa, rua Júpiter; e Ponto Novo, na rua Massaranduba.

Desde a inauguração do primeiro ecoponto até hoje, as estações de entrega têm registrado, mensalmente, uma média significativa de resíduos recolhidos. Até agosto deste ano, foram recolhidos 3.181,76 toneladas de resíduos da construção civil e 831,67 toneladas de volumosos e recicláveis.

Segundo Bruno Moraes, os materiais recolhidos nas estações são enviados às cooperativas que têm parceria com a Prefeitura: Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores) e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE). Já os resíduos de construção civil vão para uma unidade de processamento específica para isso.

Ainda de acordo com o gestor da Emsurb, a pretensão é de que, até o final de 2024, a cidade já esteja contando com 18 estações para recolhimento de resíduos.

Conscientização

O presidente da Emsurb explica que a população também tem um papel muito importante para o desenvolvimento sustentável da capital. “Quanto mais pessoas se conscientizarem e se engajarem para entregar esse material nos locais indicados, evitando que tomem rumos que possam prejudicar ainda mais a população, poderemos prolongar ainda mais a vida. Então, é importante que a população esteja aliada com a gestão municipal para que possamos garantir sustentabilidade e qualidade de vida”, reforça.

Vale destacar que, de acordo com a lei municipal nº 4.452/2013, a prática de descarte irregular de resíduos é considerada crime ambiental. Atos deste tipo podem ser denunciados à Sema, por meio do número 3225-4173, pelo WhatsApp 79 998135-6961; ou por meio da plataforma digital AjuInteligente. A punição para quem descartar irregularmente resíduos sólidos é auto de infração, com multa que varia entre R$1 mil e R$1 milhão.