Prefeitura realiza encontro de promoção da saúde mental para guardas municipais

Guarda Municipal
23/09/2022 16h59

O mês de setembro é conhecido pelas campanhas de prevenção ao suicídio, com a mobilização do "Setembro Amarelo", onde são debatidas questões relacionadas à saúde mental. Os dados do Brasil apontam que, em média, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. Quando é feito o recorte para a área da segurança pública, a situação fica ainda mais alarmante.

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, os profissionais dessa área que tiraram a própria vida representaram mais da metade do número de policiais mortos em serviço. Ainda a título de comparação, esse número foi maior que os dados de suicídios registrados nos Estados do Acre, Amapá e Roraima.

Buscando conscientizar e atuando de forma preventiva, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza nos dias 23 e 30 deste mês uma campanha educativa com a participação de profissionais da saúde física e mental no evento denominado: Setembro Amarelo, toda vida importa.

Executado pelo Núcleo de Atenção Especial de Saúde do Trabalhador (Naest), os encontros objetivam trabalhar a saúde mental dos guardiões, oferecendo redes de apoio a esses profissionais para que possam falar sobre o assunto, buscando ajuda sempre que necessário e entendendo que a vida sempre será a melhor escolha.

O diretor-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, compareceu ao evento para reforçar que a GMA está atenta e oferecendo ajuda profissional sempre que houver necessidade de atendimento.

"Esse encontro serve para reforçar que a Guarda Municipal de Aracaju está preocupada com a saúde mental de seus guardiões. O trabalho de segurança pública é desgastante, tanto física, quanto mentalmente. Isto, somado ao turbilhão de problemas individuais, pode acarretar em fadiga emocional e, em casos mais graves, à depressão. Cientes disso, o Naest tem executado um trabalho de excelência no cuidado e atendimento a esses profissionais, para que assim, mentalmente e fisicamente bem eles possam prestar um serviço de excelência à população", enfatiza Mendonça.

Os guardiões presentes no encontro passaram por uma sessão de relaxamento desenvolvida pela enfermeira Joselita Marques e foram orientados a como administrar as emoções pela psicóloga Maria Juliana, profissional especializada no atendimento a profissionais da segurança pública que atua em diversos municípios do estado de Sergipe.

O encontro desta sexta-feira, 23, foi encerrado com uma sessão de aromaterapia voltada para a saúde mental.