Estudantes da rede municipal de ensino participam do Festival Paralímpico 2022

Educação
24/09/2022 14h44

Cerca de 110 alunos, de 13 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, participaram na manhã deste sábado, 24, do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), disponibilizou transporte e toda a equipe da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp) para apoio no evento. Também estavam presentes gestores escolares, pais e professores, acompanhando os estudantes.

O Festival é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), e com apoio da Caixa Econômica Federal e da UFS. Esta é a quarta vez que o evento acontece e que conta com a participação de crianças e jovens da Educação de Aracaju. Além de fomentar a inclusão e o esporte, o objetivo principal é fazer com que pessoas com deficiência conheçam modalidades esportivas diferentes e possam despertar o interesse de praticar alguma delas.

Os estudantes praticaram esportes como badminton, bocha, atletismo e artes marciais. Para que todos tivessem a oportunidade de conhecer as variadas modalidades, foram feitos rodízios de grupos, sob instrução de professores de Educação Física voluntários. 

"Cada um tem suas diferenças, sentimentos, mas estamos todos juntos. Quem abraça a causa da Educação Física faz de forma 
ampla, para todos. Dentro da escola também trabalhamos com alunos com deficiência e é fundamental essa compreensão adquirida por todos nós, docentes", afirma o coordenador da Coefesp, Robson Santos.

Inclusão e protagonismo

A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, do bairro Santa Maria, Karla Giselle Ferreira, pontua que este é um momento em que os alunos fortalecem em si o sentimento de capacidade e também suas habilidades. 

"Trouxemos nossos alunos para que eles vivenciassem um momento que é feito para eles, respeitando suas limitações, mas 
percebendo que são capazes. Eles poderem estar nessa experiência é maravilhoso. Estão felizes e meu coração fica grato por isso ", pontua.

Da Emef Bebé Tiúba, do bairro Luzia, além de crianças da Educação Especial, outros estudantes também participaram do evento. A diretora da escola, Auridete Santana, acompanha os alunos no Festival desde a primeira edição. Segundo ela, é uma grande oportunidade para todos trabalharem a inclusão. "Quando comunicamos aos alunos que os jogos iriam acontecer novamente, a empolgação foi enorme. É muito importante incluir sempre. Na sala de aula, estudam todos juntos, na hora do lanche, todos merendam no mesmo local, em qualquer atividade, não há separação", relata.
  
Auridete ressalta, ainda, a importância do respeito às diferenças. "Todos somos e temos algo de diferente. O mundo é assim e entendendo isso, cada um vai respeitando o outro. A nossa escola é sempre bem acolhedora e inclusiva, educando sem distinções", evidencia a gestora.

Bernardo Alves, aluno do 3° ano da Emef Bebé, é uma pessoa com autismo. Sua mãe, Ana Cássia Alves, bastante participativa na vida escolar do menino, fala que um dos melhores benefícios do Festival é fazer com que seu filho veja que há outras crianças como ele. "Aqui, ele vê pessoas que têm o mesmo diagnóstico que ele e outras que são diferentes. Ele têm que aprender a respeitar e ver que todos possuem diferenças, mas são todos iguais", explica.