Prefeitura amplia ações de plantio em vias de Aracaju

Meio Ambiente
26/09/2022 12h28

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), atua no sentido de construir uma cidade cada vez mais sustentável. Neste sentido, em uma de suas vertentes, desenvolve, de forma planejada, ações de plantio em diversas avenidas da capital sergipana.

Nas últimas semanas, a Sema executou, nas avenidas Delmiro Gouveia, Santos Dumont, Melício Machado e rua Jornalista João Batista, o plantio de novos indivíduos arbóreos que foram selecionados, de acordo com suas espécies, para serem plantados nas vias da capital. 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, esse plantio corresponde a uma nova etapa do Aracaju Mais Verde. O gestor destaca que esse projeto proporciona uma cidade mais sustentável, cuidando da população e buscando entregar cada vez mais qualidade de vida. “É uma ação que vai ao encontro ao Planejamento Estratégico do Município e da Secretaria, que tem como objetivo tornar Aracaju uma cidade mais sustentável e consciente, contribuindo para que toda a população possa aproveitar os inúmeros benefícios de se viver em uma cidade mais arborizada'', destaca.

Entre maio e setembro deste ano, foram plantadas mais de 800 mudas em vias da cidade, as quais foram produzidas e retiradas do Horto Municipal, com seleção de espécies adequadas para cada local, sendo analisadas características como largura do canteiro, presença de fiação elétrica, passagem de veículos e pedestres, entre outras.

A coordenadora do Horto Florestal, Julie Oliveira, destaca que essas novas árvores em Aracaju proporcionarão um benefício enorme para a cidade, sobretudo, no que se refere à arborização urbana e à qualidade de vida. A coordenadora explicou que, em um futuro próximo, o resultado do plantio pode vir, também, por meio da diminuição da emissão de poluentes e das temperaturas elevadas em determinadas zonas da cidade. 

“As áreas verdes têm um papel muito importante nas cidades no que se refere à qualidade do ambiente, pois as árvores produzem oxigênio através da fotossíntese e, consequentemente, ocorre a diminuição do efeito estufa e ainda capta parte das partículas finas suspensas no ar, assim gerando um equilíbrio entre a vida urbana e o meio ambiente quando as áreas verdes são preservadas” explica Julie.