Prefeitura inicia negociações com famílias da terceira etapa da Perimetral Oeste

Agência Aracaju de Notícias
26/09/2022 10h13

Após o atendimento das famílias da 1ª etapa da Perimetral Oeste, foram iniciadas as reuniões de negociação com os moradores da 3ª etapa do projeto de construção da avenida, que corresponde ao trecho que cruzará parte dos bairros Soledade e Lamarão, já perto do limite com Nossa Senhora do Socorro. Para que a obra avance, 125 imóveis desta área precisarão ser desocupados e, só na primeira semana da nova fase de atendimento, 20 negociações já foram realizadas pela equipe contratada pela Prefeitura de Aracaju para realizar o Trabalho Técnico-Social da obra.

O início da negociação com as famílias da 3ª etapa aconteceu após as duas reuniões de Consulta Pública realizadas no início do mês pela Prefeitura de Aracaju no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, marcando a apresentação de detalhes do projeto às famílias e oportunizando um importante momento de participação popular.

Segundo a técnica de referência de Projetos Sociais da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Alexandra Freire, as reuniões de consulta pública possibilitam a escuta qualificada da comunidade e o início do processo de negociações.

"O nosso principal objetivo é ouvir as pessoas, dirimir suas dúvidas, saber quais os seus principais anseios e levantar contribuições para aprimorar a implementação do projeto, por isso as reuniões de consulta são tão importantes. Utilizamos esse espaço também para explicar todo o projeto , permitindo que as pessoas compreendam seus direitos e responsabilidades . Sendo um momento de tranquilizá-los quanto ao atendimento e compensações pensadas pela prefeitura, ninguém será prejudicado, muito pelo contrária, fazemos uma negociação justa para ofertar ainda mais qualidade de vida para essas pessoas", explica Alexandra.

Os resultados têm indicado um bom índice de conclusão das negociações, segundo avalia a assistente social Aline Raquel Gonçalo. “Observamos um elevado índice de aceitação entre os moradores dessa etapa, pois, só na primeira semana, das 20 reuniões de negociação que fizemos, 19 já resultaram em aceites para reassentamento (18) e indenização (1). Isso é positivo porque demonstra que as famílias estão enxergando a possibilidade de melhoria da sua qualidade de vida no que está sendo proposto pela Prefeitura de Aracaju”, destaca.

Simone Espinheira Alves é uma das moradoras que consideraram vantajosa a proposta apresentada.

“Vim aqui [Escritório de Atendimento a Comunidade] para resolver sobre a situação da minha casa e estou saindo tão feliz que não consigo nem dizer. É muito gratificante a gente saber que vai receber um auxílio e depois uma casa, uma coisa digna. Fui atendida por uma equipe maravilhosa e estou muito feliz porque vou receber minha casa, trocar uma casa velha por uma casa nova”, conta a moradora.

Após dar o aceite no reassentamento, ela será inserida no bônus-moradia passando a residir em moradia temporária após desocupar a área, até receber sua casa própria, regular e escriturada, com a conclusão do Conjunto Residencial Lamarão.

Na mesma situação, se encontra Alzira Menezes Silva, que revelou sua satisfação com o resultado da negociação.

“Estou contente porque vou sair dali, coisa que eu nunca pensei. Vou para outro local, morar num lugar melhor. Achei que nunca conseguiria fazer isso e, graças a esse projeto, vai ser possível”, comemora Alzira.

Sobre a Perimetral Oeste

O traçado total da avenida Perimetral Oeste tem cerca de 7,7 km, e ligará Aracaju e Nossa Senhora do Socorro após cruzar os bairros Lamarão, Soledade, Bugio, Jardim Centenário e Santos Dumont. Com o objetivo de trazer desenvolvimento para a região e solução para problemas de mobilidade urbana, a grande avenida é uma das principais obras do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju, e será construída a partir de um investimento de R$ 100 milhões, oriundos de financiamento conquistado pela gestão municipal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No início de agosto, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da 1ª etapa, que compreende à ligação entre os bairros Soledade e Bugio, pelo loteamento Rosa do Sol, incluindo a construção de uma ponte sobre o Riacho do Cabral. Todos os moradores dos 90 imóveis desse trecho já foram atendidos, dos quais 80 já aceitaram a negociação, sendo 52 reassentamentos e 28 indenizações. A grande maioria dos imóveis já foram desocupados, liberando a área para a obra, que já começou.