Seguindo com as atividades alusivas ao Setembro Amarelo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na manhã desta terça-feira, 27, um aulão de dança e práticas educativas para os participantes do polo da Academia da Cidade (PAC) do Bairro Industrial.
As orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental foram ministradas pela psicóloga da UBS Joaldo Barbosa, Lúcia Roberta Matos, e estudantes de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE).
“Falamos sobre sinais e sintomas de depressão e ansiedade que as pessoas possam perceber nelas mesmas e na família, amigos, a exemplo de mudanças no comportamento, tristeza, irritabilidade, choro, pensamentos negativos, isolamento, enfim, algum grau de sofrimento, e buscar ajuda”, explica Lúcia Roberta.
A participante do PAC, Givanilde Santos, 63 anos, falou da satisfação em estar presente.
“Sou do PAC desde do início e me sinto bastante estimulada com as aulas. Hoje, foi um dia de bastante alegria para nós”, afirma Givanilde.
Diversas atividades lúdicas foram realizadas, com roda de conversa, leitura de frases motivacionais, brincadeiras, café da manhã entre outras dinâmicas.
Para a educadora física do polo do Bairro Industrial, Renata Silva, as aulas são importantes para o relaxamento do corpo e da mente.
“Nas nossas aulas buscamos incentivar, tratar sobre como as atividades podem ser importantes para corpo e mente. Praticar exercícios, interagir com os colegas e, no caso de hoje, participar dessa vivência com um tema que pode fazer com que busquem ajuda, caso necessitem”, destaca Renata.
Academia da Cidade
O Programa Academia da Cidade incentiva a prática de hábitos saudáveis por meio de exercícios físicos, com aulas presenciais ministradas por profissionais de educação física, em 12 polos, nos bairros Santa Maria, Sol Nascente, América, Augusto Franco, Maracaju, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Centro de Criatividade, Industrial, Luzia e Siqueira Campos.
Para efetuar o vínculo, é preciso apresentar um documento com foto, como o RG, cartão SUS, número do prontuário eletrônico e comprovante de residência.