Parceria entre Prefeitura e Conselho Municipal promove Semana do Idoso

Assistência Social e Cidadania
27/09/2022 17h04

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado no próximo sábado, 1º de outubro, e, para celebrar a data, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Gerência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculada à Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), está promovendo a Semana do Idoso, com atividades socioeducativas realizadas nos equipamentos socioassistenciais da capital sergipana. A proposta é realizar intervenções nos grupos do SCFV nos Cras e na unidade de acolhimento institucional Casa Lar Nalde Barbosa. 

Segundo a gerente do SCFV da Assistência Social do Município, Karine de Oliveira, no que diz respeito ao SCFV voltado para pessoas idosas, Aracaju assiste a cerca de 700 usuários, distribuídos em 22 grupos de execução direta. Ao longo deste mês de setembro, o tema “Combate à Violência Contra o Idoso” vem sendo abordado no Serviço, após as equipes técnicas identificarem situações de violações de direitos dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“Estamos trabalhando a temática porque identificamos em nossos Cras um agravo da violência contra o público, também na pós-pandemia. Falar sobre o tema não é apenas falar da violência em si, mas também sobre o acesso a direitos que ajudam a combater a violência de forma preventiva, que é o mote do SCFV da Proteção Social Básica. Ao longo deste mês, intensificamos diversas atividades, como falar sobre a importância da atualização do Cadastro Único, palestras sobre saúde mental que englobam a campanha do ‘Setembro Amarelo’, do nosso Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), dentre outros”, destaca Karine. 

A ação foi realizada na Associação dos Moradores dos Conjuntos Sol Nascente (SN) e Juscelino Kubitschek (JK), no bairro Jabotiana, com o grupo de idosos, usuários do SCFV, “Bem Viver” e “Novo Horizonte”, do Cras Madre Tereza de Calcutá, situado no Largo da Aparecida, e “Alegria de Viver”, do Cras Enedina Bomfim, do bairro América.

Durante os encontros, é apresentada a esquete teatral “Cordel do Idoso Esperto” do grupo “Eitcha Companhia de Teatro”, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), que aborda, de forma lúdica, os riscos de endividamento na terceira idade, além de apresentações culturais, aulas de ginástica aeróbica e exposição de artes manuais feitas por idosos nas oficinas do SCFV.

De acordo com a presidenta do COMDI, Maria José Matos, ações como essa possibilitam vivências e experiências culturais, lúdicas e de socialização, bem como o protagonismo e valorização dos idosos assistidos.

“Está sendo magnífico realizarmos esse trabalho em parceria com administração municipal, no qual os idosos estão sendo agraciados em vários pontos da cidade. Ninguém trabalha sozinho e, quando conseguimos juntar ideias, só fortalecemos a política da pessoa idosa em nossa querida Aracaju. Queremos fazer com que eles participem, saíam de suas casas, de suas solidões, para conhecer seus direitos e se divertirem. Estamos muito felizes”, considera Maria José. 

A dona de casa Maria de Fátima Almeida mora no bairro Ponto Novo e participa do grupo intergeracional do SCFV no Cras Madre Tereza onde teve acesso aos serviços socioassistenciais de garantia de direitos.

“Estou achando muito bom. Eu era muito sozinha e quando cheguei no Cras fui bem acolhida. Faço minhas atividades e, graças à ajuda das meninas, hoje, recebo o meu Benefício de Prestação Continuada, o BPC. O Cras traz muito benefícios para a minha vida”, conta Maria de Fátima. 

A dona de casa Josefa Moreira, 58 anos, assistiu a esquete teatral e participou da aula de ginástica aeróbica no Cras Porto Dantas, ao lado de idosos dos grupos “Renovação” e “Alegria de Viver”.

“Estou achando maravilhoso. Amei, curti junto. Me sinto muito bem, me sinto rejuvenescida porque encontramos uma família no Cras, onde aprendemos a amar e, quando tem as atividades, faz com que não percamos um dia. É maravilhoso estarmos todos juntos, são nossos irmãzinhos”, aponta Josefa. 

Próximo encontro

Nesta quarta-feira, 28, o encontro acontecerá às 14h, no Cras João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont, que reunirá idosos assistidos pelos Cras Carlos Fernandes de Melo (Lamarão) e Carlos Hardman Cortês (Soledade). O evento é aberto ao público. Para participar, basta se dirigir à unidade, situado na rua Senhor do Bonfim, nº 106, bairro Santos Dumont (ao lado da Unidade Básica de Saúde João de Oliveira Sobral).