Educação apresenta resultados pedagógicos da rede para conselhos municipais

Educação
27/09/2022 17h35

Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), apresentou o resultado das ações pedagógicas do primeiro semestre da rede para Conselhos que constituem a educação municipal. Participaram da reunião representantes do Conselhos Municipais da Educação (Conmea), da Alimentação Escolar (Comae) e do Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Cacs).

Os dados foram apresentados pelo secretário da Educação, Ricardo Abreu; pela secretária-adjunta, Maria Antônia de Arimateia; e pelo diretor do Departamento de Educação Básica da Semed (DEB), Evilson Nunes. 

“Este ano, entendemos que não apenas a comunidade interna da Semed deveria ter acesso a estes dados, como também toda a comunidade sergipana, colegiados e autoridades que possuem interesse direto na causa da educação. Este é um movimento de construção da rede pública municipal de ensino de Aracaju. É um movimento sobre o qual temos responsabilidade e pertencimento. Estamos, aqui, diante de três conselhos extremamente caros e fundamentais, inclusive, para que a gente possa desenvolver o trabalho que estamos desenvolvendo”, afirma o secretário Ricardo Abreu. 

Durante a reunião, foram apresentadas as ações estratégicas da Semed executadas durante o primeiro semestre letivo com o objetivo de recompor a aprendizagem dos estudantes, como as  avaliações diagnósticas e de leitura, formação continuada dos professores, implantação do programa Educaju, reforço escolar, entre outros. Também foram apresentados os resultados obtidos com estas ações.

Além dos conselhos municipais, a apresentação dos dados da rede também já foram expostos, em reuniões anteriores, ao prefeito Edvaldo Nogueira, ao Ministério Público de Contas de Sergipe, ao Tribunal de Contas de Sergipe, à Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ao Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), ao Ministério Público Estadual, aos Conselhos Tutelares de todos os distritos da capital e aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Aracaju.

A presidente do Comae, Adriana Oliveira, comenta que este é um momento importante de compartilhamento de informações. “Para mim, que estou presidente do Conselho de Alimentação Escolar, é um momento ímpar estarmos participando desse planejamento pedagógico porque sabemos que o Comae também tem sua importância junto à administração da Semed. Não  poderíamos deixar de estar presentes, pois sabemos que existe essa parceria, que é justamente esse planejamento, para que a gente também possa dar nossa contribuição enquanto conselheiros. E nos sentimos honrados em participar deste momento, pois sabemos que a partir do momento que há um planejamento, as coisas, consequentemente, darão certo”, comenta.